(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha na UFMG vai alertar sobre o risco do uso indevido da ritalina

Medicamento é indicado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e da narcolepsia, mas é muito usado para melhorar o desempenho acadêmico


postado em 11/05/2017 20:48 / atualizado em 11/05/2017 21:43

Os riscos do uso do metilfenidato, mais conhecido como ritalina, muito usado por pessoas saudáveis para a melhoria do desempenho acadêmico, serão lembrados nesta sexta-feira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Centro de Estudos de Medicamentos (Cemed), da Faculdade de Farmácia fará uma ação educativa, das 11h às 14h, na Praça de Serviços do câmpus Pampulha.

De acordo com os organizadores da ação, o metilfenidato (ritalina) é um estimulante do sistema nervoso central. Ele é indicado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e da narcolepsia. Muitas pessoas o utilizam para melhorar o desempenho acadêmico, mesmo que estudos científicos não comprovem que haja benefícios para essa finalidade.

Entre os efeitos colaterais que o medicamento por causar está o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, o aparecimento de tiques motores e verbais e o aparecimento/agravamento de comportamentos agressivos.

 

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)