(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Medicamento para Alzheimer está em falta nas farmácias do governo de Minas

A rivastigmina de 4,5 e 6 miligramas foi recolhida das unidades de distribuição gratuita no estado depois que a fabricante suspendeu alguns lotes do remédio para a realização de testes laboratoriais


postado em 26/06/2015 15:24

Pacientes diagnosticados com Alzheimer enfrentam dificuldade para encontrar um dos principais medicamentos que contribuem para o tratamento de demência nas farmácias do governo de Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a rivastigmina de 4,5 e 6 miligramas foi recolhida das unidades de distribuição gratuita do Sistema Único de Saúde no estado depois que a fabricante suspendeu alguns lotes do remédio para a realização de testes laboratoriais.

A ausência da medicação nas farmácias preocupa quem depende da rivastigmina para retardar os efeitos da doença, que causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Carlos, que pede para não ter o sobrenome divulgado, procura há mais de uma semana o medicamento em uma unidade de distribuição do SUS em Belo Horizonte e diz não ser informado sequer sobre o motivo da falta do produto.

Em tratamento há cinco anos, a mulher de 88 anos depende da rivastigmina 6 mg para minimizar os efeitos do Alzheimer. “A evolução da doença dela é retardada com o uso do medicamento. Com ele, é possível que ela consiga reconhecer as pessoas da família, permite que ela possa socializar com outras pessoas, faz com que ela esteja intelectualmente presente”, explica Carlos. Segundo ele, caso não consiga o remédio no SUS, terá de desembolsar pelo menos R$ 400 para comprá-lo, já que cada caixa custa, em média R$200, e sua mãe utiliza duas por mês.

De acordo com a SES, a rivastigmina de 4,5 e 6 miligramas é adquirida pelo Ministério da Saúde. O órgão estadual informa que a previsão é de que o medicamento seja reposto até o início da próxima semana, quando o estoque das unidades regionais de saúde deve ser reabastecido. Ainda de acordo com a secretaria, o governo de Minas adquire apenas o medicamento na apresentação 2mg/mL, solução oral, e que este não está em falta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)