(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detran insere código digital na CNH visando ao combate a fraudes

Novos modelos do documento começarão a ser emitidos em maio; substituição ocorrerá de maneira gradual


postado em 10/05/2017 12:59 / atualizado em 10/05/2017 21:18

O Detran cmeçará a emitir, em maio, os novos modelos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que contam com código bidimensional (QR-Code) impresso no verso do documento. A medida visa a cumprir determinação da Resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (CNT) e é obrigatória no Brasil a partir deste mês.

A mudança realizada pelo Departamento de Trânsito da Polícia Civil facilitará o acesso aos dados dos condutores, permitindo a conexão com a CNH e o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apenas com a leitura digital dos códigos, com aparelhos celulares e um aparelho específico do Detran

O diretor do Detran em Minas Gerais, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, acredita que a implantação dos códigos digitais "contribui para a diminuição das fraudes e a conferência da autenticidade da CNH durante a fiscalização". 

Segundo Rogério, a substituição dos documentos ocorrerá de maneira gradativa. "O cidadão que tem a carteira no modelo antigo não precisa ir ao Detran para trocá-la. Ela continuará valendo e só será substituída quando ocorrer a renovação do documento ou em caso de extravio do modelo anterior”, afirmou.

O Detran esclarece que os trâmites para obter a CNH continuam os mesmos, e a mudança no documento não altera os valores cobrados atualmente.
 
(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)