(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão parlamentar apura más condições dos animais em zoo de BH

Grupo de vereadores constatou que condições nos abrigos dos elefantes e rinocerontes não são adequadas ao porte dos animais


postado em 25/04/2017 22:08 / atualizado em 25/04/2017 23:13

Animais de grande porte são os mais prejudicados devido problemas estruturais(foto: Rafa Aguiar / CMBH)
Animais de grande porte são os mais prejudicados devido problemas estruturais (foto: Rafa Aguiar / CMBH)
Os elefantes e rinocerontes do zoológico de Belo Horizonte estão vivendo em más condições em seus recintos. Pelo menos é o que constatou a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal, em visita realizada ao local nesta terça-feira.

Na avaliação dos integrantes da comissão, problemas estruturais nas áreas destinadas aos animais vêm interferindo na qualidade de vida deles, com desconforto e sofrimento aos espécimes, que estão com dificuldades de locomoção.

A inspeção dos vereadores foi motivada por um vídeo exibido nas redes sociais, que mostra um elefante praticamente se arrastando para conseguir sair de sua área de tratamento. O motivo seria uma barra de contenção instalada em uma altura incompatível com o tamanho do animal.


Durante a visita, os vereadores constataram não somente essa realidade, mas também as péssimas condições estruturais no recinto dos elefantes e dos rinocerontes, comprometendo a locomoção e o bem-estar desses animais. 

De acordo com a Câmara Municipal, o presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB), Homero Brasil Filho, justificou que a reforma dos recintos são obras prometidas há cerca de dois anos pela Sudecap, que não foram realizadas.

Além das intervenções de adequação, Filho destacou outro problema emergencial por que passa a FZB, que diz respeito à mão de obra terceirizada. Isto porque o contrato entre a prefeitura e a empresa que fornecia quase 80% dos funcionários foi encerrado. Sem que outro novo acordo fosse firmado, 23 funcionários foram contratados no último fim de semana, porém, eles são suficientes apenas para trabalharem na alimentação diária dos animais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)