(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centro de saúde da Região Nordeste faz plantão para vacinação contra febre amarela

Agentes comunitárias de saúde estão percorrendo ruas e conferindo os cartões de vacina em 300 imóveis para recrutar quem ainda não está imunizado


postado em 01/04/2017 10:07 / atualizado em 01/04/2017 10:25

Dezenas de pessoas procuraram o Centro de saúde Gentil Gomes nesta manhã(foto: Guilherme Paranaiba/EM/D.A.Press)
Dezenas de pessoas procuraram o Centro de saúde Gentil Gomes nesta manhã (foto: Guilherme Paranaiba/EM/D.A.Press)

Moradores de Belo Horizonte que ainda não se vacinaram contra a febre amarela podem aproveitar uma oferta extra de vacinas até o meio dia deste sábado no Centro de Saúde Gentil Gomes, que fica na rua Manoel Passos, 580, no Bairro Santa Cruz, Nordeste da capital mineira. A abertura do posto em caráter excepcional hoje faz parte de uma série de ações da Secretaria Municipal de Saúde para intensificar o combate à doença. Seis agentes comunitárias de saúde estão percorrendo ruas dos bairros Santa Cruz, Cachoeirinha e Renascença, todos na Região Nordeste, e conferindo os cartões de vacina em 300 imóveis para recrutar quem ainda não está imunizado.

São 500 doses disponíveis neste sábado e o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que já é de 80% em BH para a população em geral e 95% para as crianças. "Qualquer pessoa, inclusive de outros bairros, pode tomar a vacina aqui no posto. Para isso, basta trazer a carteira de identidade e o cartão de vacina. Quem não tiver o cartão precisa responder algumas perguntas antes", afirma o gerente do centro de saúde, Anar Maro.

A fila é pequena neste momento no posto, o que pode servir de incentivo para quem ainda não se vacinou. A busca ativa por pessoas que ainda não se imunizaram se tornou necessária porque um dos macacos encontrados mortos em BH foi achado na Região Nordeste. "Temos três macacos que deram resultado positivo para febre amarela, 11 com resultado negativo e 20 ainda em investigação", afirma a gerente de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Taciana Malheiros.

Agentes comunitários percorreram casas à procura de pessoas que ainda não se vacinaram(foto: Guilherme Paranaiba/EM/D.A.Press)
Agentes comunitários percorreram casas à procura de pessoas que ainda não se vacinaram (foto: Guilherme Paranaiba/EM/D.A.Press)


Quem não puder ir à unidade de saúde neste sábado, não precisa se preocupar. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, podem procurar um dos 152 Centros de Saúde da capital, nas unidades conveniadas (Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar, IPSEMG e Abertta Saúde), e também nos cinco postos extras instalados na cidade, que funcionam com horário de atendimento estendido.

Confira os endereços e os horários dos postos extras de vacinação:

- UPA Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, na Rua Domingos Vieira, 484, no Santa Efigênia

- Serviço de Atenção ao Viajante, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 20h30, na Rua Paraíba, 890, na Savasssi

- UPA Venda Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, na Rua Padre Pedro Pinto, 175, no Venda Nova

- Cerest Barreiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h30, na Rua Pinheiro Chagas, 125, no Barreiro

- Centro de Saúde Noraldino de Lima, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h30, na Avenida Amazonas, 4373, no Nova Suíssa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)