(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mostra que começou com cavalgada nas ruas de BH vai até 26 de março

Motoristas foram surpreendidos por cortejo com cavalos em meio ao agitado trânsito da área central da capital mineira


postado em 24/03/2017 06:00 / atualizado em 24/03/2017 07:20

O cortejo, que anunciou exposição da raça mangalarga, segui em faixa única nos principais corredores para evitar maiores transtornos(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
O cortejo, que anunciou exposição da raça mangalarga, segui em faixa única nos principais corredores para evitar maiores transtornos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Os belo-horizontinos foram surpreendidos ontem à tarde por uma cavalgada na área central da capital, em meio ao agitado trânsito que, em alguns pontos, registrou pequenas filas de automóveis. O evento, que num percurso superior a 10 quilômetros reuniu pelo menos 15 animais, é uma ação promocional para divulgar a tradicional Exposição Herdeiros da Raça Mangalarga Marchador, que está em sua 27ª edição.

A cavalgada marcou a abertura da mostra, que vai até o dia 26, no Parque de Exposições da Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. Esse é o primeiro evento do ano do setor de agronegócio na capital, que serve de vitrine da raça, com cerca de 400 animais participantes.

A BHTrans, empresa que gerencia o trânsito na cidade, informou que o cortejo não resultou em grande impacto na mobilidade urbana, pois nos principais corredores, animais e cavaleiros seguiram por uma única faixa. O passeio foi acompanhado por agentes da empresa e militares do Batalhão de Trânsito.

O grupo se concentrou na Praça da Assembleia, no Santo Agostinho, Centro-Sul da capital, de onde saiu às 15h em direção ao Parque da Gameleira, passando antes pela Praça da Liberdade e avenidas Bias Fortes, Augusto de Lima e Amazonas, entre outras vias. Em alguns pontos, o sentido de trânsito foi alterado para a passagem da comitiva.

Grupo passou em frente ao Mercado Central(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Grupo passou em frente ao Mercado Central (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)

A mostra dos herdeiros é uma prévia da Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, que também será realizada em julho no Parque de Exposição da Gameleira. Será o maior evento de equinos da América Latina este ano. Minas Gerais é o maior estado na criação da raça no país. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), atualmente são 600 mil animais registrados no país. Os criadores mineiros integram mais da metade do plantel brasileiro.

Para quem aprecia os animais da raça, um dos pontos altos da mostra são as provas esportivas que testam a funcionalidade do marchador. Na competição, serão julgados a marcha e morfologia de cavalos, éguas, potros e potras dos principais criatórios de Minas Gerais e do Brasil.

O Mangalarga Marchador é um cavalo de sela e obedece aos padrões internacionais. Trata-se de um animal que pode ser usado para cavalgadas, lida no campo, passeios e competições de marcha. No esporte, a raça é utilizada em enduros equestres, Team penning e provas de Maneabilidade, Baliza e Tambores. O marchador também é muito requisitado na equoterapia.

A docilidade é uma das suas importantes características, permitindo que possa ser montado por crianças, jovens, adultos e idosos. Ressaltam-se ainda o rendimento, a rusticidade – um cavalo que se adapta a qualquer tipo de clima e solo – além de ser resistente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)