(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH confirma que Lagoa da Pampulha está própria para esportes náuticos

Informação foi antecipada pelo Estado de Minas no início de março. Lagoa alcançou a classe 3, que permite contato secundário com a água


postado em 22/03/2017 10:16 / atualizado em 22/03/2017 15:04

Anúncio foi feito pelos secretários de Meio Ambiente de BH, Mário Werneck, de Obras, Josué Valadão, e o gerente do Programa de Recuperação Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte (Drenurbs), Ricardo Aroeira(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Anúncio foi feito pelos secretários de Meio Ambiente de BH, Mário Werneck, de Obras, Josué Valadão, e o gerente do Programa de Recuperação Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte (Drenurbs), Ricardo Aroeira (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
O tratamento da água da Lagoa da Pampulha enquadrou todos os parâmetros medidos de poluição dentro dos limites considerados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para a classe 3, padrão necessário para viabilizar o contato secundário com á água.


A informação, antecipada pelo Estado de Minas em sua edição de 8 de março, foi confirmada oficialmente pela Prefeitura de Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira, durante entrevista coletiva dos secretários de Meio Ambiente, Mário Werneck, e de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão.

O Conama estipula que, atingidos os parâmetros estabelecidos na Resolução 357/2005, um determinado corpo de água doce pode permitir a recreação de contato secundário, que são as atividades em que esse contato é esporádico ou acidental e a possibilidade de ingerir água é pequena, como na pesca, na navegação e no iatismo.

Apesar desse anúncio oficial, o Estado de Minas mostrou no início do mês que mesmo com a adequação dos parâmetros a partir de um tratamento químico, ainda é possível ver muitos pontos da lagoa com bastante sujeira e mau cheiro, o que ainda levanta bastante desconfiança da população.

A PBH está investindo R$ 30 milhões com o serviço de despoluição, que usa dois produtos para dar um tratamento de choque no cartão-postal agora Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco em julho do ano passado. O trabalho atual de despoluição começou em março do ano passado e previa ação direta até dezembro de 2016. O serviço ainda prevê o monitoramento dos índices até o fim deste ano.

Classificação permite atividades em que contato com a água seja esporádico ou acidental e a possibilidade de ingestão é pequena, como pesca amadora e iatismo(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Classificação permite atividades em que contato com a água seja esporádico ou acidental e a possibilidade de ingestão é pequena, como pesca amadora e iatismo (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Um dos problemas que persiste mesmo com o resultado positivo da despoluição química anunciado pela prefeitura é a chegada de esgoto na lagoa. Segundo a Copasa, atualmente 91,6% do esgoto produzido na área da bacia da Pampulha é coletado e tratado na ETE Onça.

Para julho deste ano, a expectativa é concluir obras de mais 13 Km de redes, que vão permitir alcançar 95% do esgoto coletado. Outra situação que desafia as autoridades é a presença de 10 mil imóveis factíveis, que são aquelas casas em que a rede de esgoto já está concluída, mas as pessoas não fizeram a ligação entre suas casas e a rede, mantendo a poluição dos afluentes da lagoa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)