(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cemig faz operação para coibir 'gatos' de energia na Região Nordeste de BH

A estimativa da companhia é de recuperar cerca de R$ 300 mil com essa operação


postado em 20/03/2017 15:26 / atualizado em 20/03/2017 16:27

A Cemig realizou mais um mutirão contra irregularidades nas medições de energia em Belo Horizonte. Desta vez, o local inspecionado foi a Avenida Alberto Cintra, no Bairro União, na Região Nordeste da capital mineira. Na operação, foram realizadas 20 inspeções nos padrões de energia na última sexta-feira. O balanço foi divulgado somente nesta segunda-feira. Além disso, foram realizados aproximadamente 600 cortes por inadimplência na região, com previsão de recuperação de R$ 300 mil. 

Marco Antônio de Almeida, gerente de Gestão e Controle da Medição e das Perdas Comerciais da Distribuição da Cemig, destaca o papel dos mutirões da Empresa para identificar as fraudes e reduzir os prejuízos causados por essa prática. "A Cemig acompanha o consumo dos mais de 8 milhões de clientes em todo o estado e, além de fazer a rotina diária de inspeções através dessa avaliação de consumo, estamos fazendo esses mutirões em todos os 774 municípios de Minas Gerais", afirma.

Além disso, ele aponta que a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% menor se não houvesse ligações irregulares e clandestinas. "O prejuízo é rateado entre a Cemig Distribuição e todos os consumidores adimplentes, diminuindo os ganhos da distribuidora e encarecendo a tarifa para aqueles que usam a energia de maneira honesta", esclarece.

Se forem confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, que prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento de toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa. 

"Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular. Vale lembrar, ainda, que várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores são registradas devido a essa prática criminosa", alerta Marco Antônio de Almeida. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)