(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presa quadrilha responsável por série de roubos a casas no Bairro Mangabeiras

O grupo é acusado de cometer pelo menos cinco assaltos, sendo um em julho do ano passado e quatro entre os dias 9 de janeiro e o último dia 3


postado em 14/02/2017 18:31 / atualizado em 14/02/2017 19:34

Os criminosos foram apresentados nesta terça-feira pela Polícia Civil(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Os criminosos foram apresentados nesta terça-feira pela Polícia Civil (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Desmantelada quadrilha responsável por uma série de roubos a casas do Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Sete homens, entre eles o receptador dos produtos, estão presos e há dois foragidos. O grupo é acusado de cometer pelo menos cinco assaltos, sendo um em julho do ano passado e quatro entre os dias 9 de janeiro e o último dia 3. Os resultados da Operação Fênix foram apresentados ontem pela Polícia Civil.

As investigações começaram em julho. Na ocasião, os bandidos usaram um Honda Civic, também roubado, como suporte para o assalto. Pela placa do veículo, a polícia encontrou o dono. O celular dele, que havia sido levado pelos criminosos junto com o carro, foi rastreado. Assim, foi possível chegar ao receptador, Juarez Vicente da Costa, de 52 anos. Na casa dele, foram encontrados documentos de dois suspeitos, celulares e pertences das vítimas.

Este ano, outros quatro roubos, com o mesmo modus operandi, chamou a atenção dos investigadores. Pelo menos três suspeitos, sempre armados, aguardavam a oportunidade para entrar em alguma casa. Segundo a delegada Cláudia Marra, do 3º Delegacia Sul, os imóveis eram escolhidos ao acaso. “Eles aproveitavam alguém saindo ou entrando na garagem, o portão que se abria para o lixo ser jogado na rua para abordar as vítimas”, conta. Enquanto dois ou três assaltantes entravam na casa, um terceiro ou quarto estacionava um carro em frente e entrava no imóvel em seguida.

(foto: Polícia Civil/Divulgação)
(foto: Polícia Civil/Divulgação)


Outra ferramenta que ajudou na identificação dos suspeitos foram as imagens das câmeras de segurança. Numa delas, três dos suspeitos abordam um pedreiro na porta de uma casa e, com revólver na mão, o obrigam a entrar na casa. A abordagem, segundo a delegada, era feita sempre de forma violenta, com arma na cabeça das vítimas e tortura psicológica. As vítimas eram mantidas num dos cômodos sob a vigilância de um dos comparsas, enquanto os outros vasculhavam a casa em busca de joias, dinheiro e arma de fogo.

Raphael Teixeira Sales, de 20, e Lucas Aguiar Lopes, de 18, são acusados de serem os líderes do bando. Jean Patrick Gomes, também de 18, e Daniel Monteiro Martins, de 31, são apontados como os pilotos de fuga. Igor Henrique Varoto Stopa e Rogério Felipe de Miranda, de 20, Luís Henrique Meireles Lopes e Marcelo Augusto de Souza Zenatelli, cujas idades não foram informadas, são apontados como o braço armado do bando.

Os dois últimos estão foragidos. Lucas, que estava com mandado de prisão em aberto da comarca de Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, foi localizado na segunda-feira da semana passada, junto com Igor. Com eles, foi apreendida uma pistola calibre 380, levada de uma das casas no mês passado. Segundo as investigações, eles roubaram em média R$ 20 mil em cada residência.

Parceria vizinhos e polícia

O presidente da Associação de Moradores do Mangabeiras, Rodrigo Bedran, destaca que as ações policiais integradas com a comunidade, que soma cerca de 400 integrantes da rede de vizinhos, tem conseguido uma resposta positiva na redução do nível de criminalidade. “Temos percebido uma melhora gradual, com a redução do nível de criminalidade. O diferencial é a parceria entre os moradores e polícia. Por meio da rede de vizinhos, é possível alertar de imediato PM e Guarda Municipal sobre situações suspeitas, que são rapidamente verificadas”, destacou.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)