(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volta às aulas tem trânsito lento e infrações nas portas de escolas de BH

A BHTrans lançou a operação %u201CNa Volta às Aulas, Dê uma Lição de Cidadania%u201D. O objetivo é conscientizar os condutores sobre os riscos aos estudante


postado em 01/02/2017 15:19 / atualizado em 01/02/2017 16:00

Ação começou nesta quarta-feira próximo ao Colégio Santo Agostinho(foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)
Ação começou nesta quarta-feira próximo ao Colégio Santo Agostinho (foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)

No retorno as aulas em Belo Horizonte a cena se repete. O trânsito fica lento e vários motoristas cometem infrações para deixar os filhos nas escolas. Nesta quarta-feira não foi diferente. Na porta das escolas, carros foram flagrados em filas duplas, carros estacionados em vagas proibidas e em faixas de pedestre. Todas configuram infrações graves ou gravíssimas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Para evitar este tipo de ocorrência, a BHTrans lançou a operação “Na Volta às Aulas, Dê uma Lição de Cidadania”. O objetivo é conscientizar os condutores sobre os riscos aos estudantes.

A BHTrans pretende fazer as ações em 40 escolas de vários bairros da cidade, até 17 de fevereiro. Nesta quarta-feira, a operação aconteceu na Rua Aimorés esquina com Avenida Amazonas, nas proximidades do Colégio Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Estamos trabalhando com fiscalizações ao longo do ano e indo nas escolas. As ações visam conscientizar os pais, mas também os professores e os alunos. Nos anos anteriores, conseguimos atingir aproximadamente 22 mil estudantes em torno de 140 escolas”, explicou o gerente de operações da BHTrans, Luiz Fernando Libânio.

Junto com a Guarda Municipal e da Polícia Militar, agentes de trânsito entregaram panfletos e orientaram os motoristas que pararam nas proximidades da escola. “Flagramos muitas irregularidades, mas nosso foco foi apenas conscientizar. O foco realmente é na noção de cidadania. Informamos sobre a forma de carregar as crianças corretamente dentro dos veículos, como utilizar cadeirinhas, acento de elevação e cinto de segurança, dependendo das idades delas”, afirmou.

No primeiro dia letivo, os motoristas já puderam sentir a diferença no trânsito. A manhã foi de lentidão em alguns pontos da cidade. Porém, ainda deve piorar. “Já deu para notar uma pequena diferença dos últimos dias, o fluxo já aumentou. Mas, na segunda-feira a situação deve ficar ainda pior”, comentou Luiz Libânio.

A BHTrans dá dicas para motoristas e pedestres terem um trânsito mais seguro. Entre elas está o de atravessar na faixa de pedestres, não deixar crianças desembarcarem no meio da rua, não pare no caminho das outras pessoas, sempre utilizar cinto de segurança, crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. nunca pare ou estacione em fila dupla nem nas faixas de pedestre, não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis, ou em outros locais proibidos, não fale ao celular enquanto dirige e diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.

Agentes da BHTrans orientaram motoristas e estudantes(foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)
Agentes da BHTrans orientaram motoristas e estudantes (foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)