(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Skatistas ocupam viaduto Santa Tereza e cobram melhorias prometidas pela PBH

Centenas de skatistas voltaram a usar o espaço que estava fechado há três anos. No entanto, a falta de iluminação, banheiros fechados e infiltrações podem comprometer a nova pista.


postado em 28/01/2017 15:56 / atualizado em 28/01/2017 16:18

(foto: Edésio Ferreira/EM)
(foto: Edésio Ferreira/EM)
Depois de três anos fechadas com tapumes e grades, a área embaixo do viaduto Santa Tereza, no Centro da capital mineira, voltou a receber neste sábado centenas de skatistas. Um ato marcado pelas redes sociais cobrou da prefeitura de Belo Horizonte a liberação do espaço e convocou os praticantes do esporte para ocupar o viaduto.

Os tapumes foram retirados pela prefeitura na noite de sexta-feira e na tarde deste sábado cerca de 200 skatistas se reuniram no local para fazer manobras. Apesar da liberação para o uso, a prefeitura admite que as obras ainda não foram finalizadas e uma nova licitação será feita para fazer melhorias no espaço.

“A iluminação em um dos lados do viaduto precisa ser instalada, os dois banheiros continuam fechados e a escada que liga a parte de baixo à parte de cima do viaduto está fechada e muito degradada”, aponta Leonardo Cesário, um dos organizadores do ato. Ele citou também problemas com infiltração na área de manobras quando chove, o que inutiliza o espaço.

Atraso

Na convocação do ato para inaugurar a área de skate, os usuários questionam a demora para a entrega da obra e a falta de transparência sobre o andamento dos trabalhos. “Há três anos, no início de 2014, o viaduto foi fechado. Essa obra teve orçamento de R$ 5 milhões e previsão de ser executada num prazo de 10 meses. Lá se vão três anos e a obra ainda não foi entregue para a cidade”, dizem os organizadores.

Praticante da modalidade street (em que os skatistas usam a arquitetura da cidade como obstáculos para fazer manobras) há cinco anos, Vinícius Oliveira, de 20 anos, participou do ato no viaduto Santa Tereza e espera que as melhorias no espaço continuem.

“Essa obra ficou completamente fechada por anos. Foi um espaço que perdemos para praticar. Mas ainda falta melhorar o piso e a iluminação. Tomara que as melhorias aconteçam, porque a cidade precisa muito desses lugares”, afirma Vinícius.

Segundo a PBH e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), na sexta-feira foi realizado um mutirão de limpeza no espaço e enquanto as obras não forem retomadas, a área ficará aberta para a população.

 

Duelo de MC's e Game os Skate
O Movimento Viaduto Ocupado já marcou várias datas para eventos no viaduto. No dia 12 de fevereiro está marcado o Duelo de MC's, tradicional evento que reúne dezenas de artistas e fãs da cultura hip hop. No dia 18 de fevereiro está marcado o primeiro Game of Skate, onde praticantes do esporte disputam as melhores manobras. 

 



 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)