(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais uma cidade mineira cancela o carnaval por causa da crise financeira

Nesta quinta-feira, Nova Lima confirmou o cancelamento da folia neste ano. Levantamento do Estado de Minas mostra que outras três cidades não vão ter festa


postado em 19/01/2017 15:23 / atualizado em 24/01/2017 18:21

Prefeitura de Nova Lima alega não ter recurso para realizar a festa(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Prefeitura de Nova Lima alega não ter recurso para realizar a festa (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Mais uma cidade mineira cancelou o carnaval por causa da crise econômica. Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmou, nesta quinta-feira, que não vai realizar a festa na cidade. Levantamento feito pelo Jornal Estado de Minas mostra que ao menos outros três municípios também decidiram por não fazer o evento. São elas: Pouso Alegre, na Região Sul de Minas, Ouro Branco, na Região Central, e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Já a prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, anunciou que não vai fazer investimentos.

Em nota divulgada nesta tarde, a Prefeitura de Nova Lima afirma que está passando por uma “grave crise econômica” e que tem realizado uma “série de medidas como reduzir os gastos com a máquina pública, renegociar com fornecedores e buscar parcerias com os governos Estadual e Federal”. “A decisão é essencial para que o município – que não dispõe de recursos para realizar a festa – possa investir em serviços básicos como saúde, infraestrutura, segurança e educação”, disse no documento.

Nova Lima não é a primeira a cancelar a folia. A prefeitura de Ouro Branco também tomou a mesma atitude. “O novo governo municipal busca, neste início de mandato, regularizar as contas da prefeitura e, para isso, está tomando medidas de cortes de gastos e priorizando a realização dos serviços essenciais à população, como saúde e educação. O objetivo é que, o mais breve possível, nossos munícipes possam ser atendidos plenamente em todas as áreas da esfera pública de lazer, como também na cultura e no esporte”, disse, por meio de nota.

De acordo com a administração municipal, a decisão foi tomada “em vista dos altos custos que seriam gerados para a realização do evento de acordo com os padrões sanitários e de segurança adequados, o atendimento necessário aos foliões e a promoção de uma programação de boa qualidade para a população”.

Situação parecida ocorre em Pouso Alegre. Em 12 de janeiro, a prefeitura comunicou o cancelamento da festa em função da situação financeira. “Qualquer possibilidade de subvenção ao carnaval pouso-alegrense tornou-se inviável em virtude das novas diretrizes estabelecidas pela prefeitura, que priorizarão as demandas essenciais da população, mesmo tendo consciência do valor cultural do evento”, informou a administração municipal, em nota.

Em Uberlândia, a prefeitura decidiu não investir na folia. Em 6 de janeiro, a administração municipal decretou calamidade financeira em função de “dívidas deixadas pela gestão anterior”. Por causa disso, decidiu suspender “aplicação de verba pública em festividades em geral. Sobre a possibilidade de realização do desfile com a organização da entidade que reúne as escolas de samba, a emissão do alvará segue o mesmo trâmite dos demais eventos”.

A prefeitura informou que se reuniu na terça-feira da semana passada com representantes da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assosamba). Por meio de nota, a administração informou que “está à disposição para ajudar no que for necessário (no carnaval), desde que não envolva o uso de recursos públicos”.

Outra cidade que não vai investir no carnaval é Patos de Minas. De acordo com a prefeitura de, nenhuma programação foi feita neste ano. O motivo é a situação financeira do município. “Tem outras prioridades, como limpeza da cidade e atenção à saúde”, afirmou a administração municipal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)