(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Catedral Cristo Rei recebe o primeiro terço dos homens

Celebração reuniu várias paróquias de Região Metropolitana de Belo Horizonte. Missa foi celebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo


postado em 01/01/2017 06:00 / atualizado em 01/01/2017 08:58

Centenas de fiéis rezaram ontem o primeiro terço dos homens de várias paróquias da região metropolitana, na Catedral Cristo Rei, em construção (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Centenas de fiéis rezaram ontem o primeiro terço dos homens de várias paróquias da região metropolitana, na Catedral Cristo Rei, em construção (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Prevista para ser inaugurada em 2021, a Catedral Cristo Rei, que está sendo erguida no Bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte, recebeu ontem centenas de fiéis para o primeiro terço dos homens de várias paróquias da região metropolitana.

A missa foi celebrada pelo arcebispo da capital, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que aproveitou o encontro para um pedido aos prefeitos e vereadores que serão empossados hoje em todo o país: “Esperamos que eles possam assumir de verdade e cumprir o compromisso da honestidade, da transparência e priorizar aquilo que favorece, particularmente, aos mais pobres”.

Dom Walmor destacou que o terço dos homens, que ocorre em várias paróquias, cresce na cidade. “É uma devoção de grande riqueza, que nos faz entrar no mistério de Deus por um algo que parece repetitivo, mas que, na verdade, é uma sintonia que se faz no coração da pessoa com o coração de Deus”.

Muitos homens se emocionaram com o terço em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. A partir de hoje, o santuário em homenagem à mãe de Jesus, em Caeté, na Grande Belo Horizonte, celebra o jubileu dos 250 anos da peregrinação à ermida que deu origem à capela do local.

A peregrinação ao alto da serra teve origem com um milagre atribuído a Nossa Senhora. A tradição oral relata que uma jovem, que era surda e muda, passou a falar e a ouvir depois de testemunhar a aparição da mãe de Jesus no local. Lenda ou verdade, o caso atraiu fiéis de várias partes de Minas e, em 1767, um português que morava no estado começou a erguer uma ermida na montanha.

Trata-se de Antônio Bracarena, que foi amigo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O europeu veio para o então Brasil colônia à procura de riqueza, mas se tocou pelo milagre envolvendo a jovem. Bracarena pediu ao amigo que concebesse uma imagem de Nossa Senhora da Piedade para o altar da capela que estava em construção. Foi um dos primeiros trabalhos de Aleijadinho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)