(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Segunda aplicação do Enem mobiliza 72.302 candidatos em Minas Gerais

Ocupação de vários locais de prova por estudantes contrários às propostas do governo federal para a reforma da educação impediu que diversos candidatos fizessem o exame em novembro


postado em 03/12/2016 11:02 / atualizado em 03/12/2016 13:34


Os últimos minutos antes do fechamento dos portões da Puc-Minas, um dos locais onde está ocorrendo a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, foram marcados por correria. Os atrasados apressaram o passo para chegar no horário. Gabriela Ramos, de 17 anos, tentou mas não teve sucesso. "Eu moro no Bairro Mantiqueira. Sai de casa às 11h30, mas não consegui. Vou tentar ano que vem", disse a estudante. O exame de Eduardo Oliveira, de 35 anos, também ficou para 2017. "Antes eu fazia prova na UFMG. Acho que a mudança de local me prejudicou", disse.
 
Nos últimos segundos antes dos portões fecharem foram registradas varias cenas de correria(foto: Ramon Lisboa)
Nos últimos segundos antes dos portões fecharem foram registradas varias cenas de correria (foto: Ramon Lisboa)
 
 
Antes da abertura dos portões o clima era de ansiedade entre os candidatos que começam a chegar para fazer o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), depois de terem as avaliações adiadas devido às ocupações dos estudantes secundaristas que protestavam contra a PEC-55. Ainda antes dos portões da PUC-Minas serem abertos, ao meio-dia, os estudantes disputavam as sombras na calçada da Rua Coração Eucarístico de Jesus. "Por um lado, foi muito ruim ter adiado as provas porque aumentou a nossa expectativa. O lado bom foi que tive um mês a mais para estudar", afirma Amanda Iasmin, de 17 anos, que tenta pela segunda vez o curso de medicina. "Foi ótimo  fazer o exame do mês passado para complementar", disse.
 
A estudante Isabela Guimarães aproveita o tempo antes do exame começar para revisar a matéria.(foto: Ramon Lisboa)
A estudante Isabela Guimarães aproveita o tempo antes do exame começar para revisar a matéria. (foto: Ramon Lisboa)

Eliabe Abreu, estudante de medicina, recebe os candidatos com um sorriso no rosto e um cartaz com abraços grátis(foto: Ramon Lisboa)
Eliabe Abreu, estudante de medicina, recebe os candidatos com um sorriso no rosto e um cartaz com abraços grátis (foto: Ramon Lisboa)
A estudante Izabela Guimarães, de 27 anos, aproveitou o tempo antes do exame começar para revisar a matéria. Ela acredita que a reivindicação dos estudantes secundaristas é valida, mas não da forma que foi feita. "O meu calendário ficou prejudicado. Acho que o seu direito termina quando o do outro começa", afirma.
 
Os portões foram abertos pontualmente às 12h. O estudante de medicina Eliabe Abreu, de 18 anos, recebe os candidatos com um sorriso no rosto e um cartaz com abraços grátis. "O Enem é uma prova muito tensa. Estou aqui para passar tranquilidade", afirma. Ele faz parte da Aliança Bíblica Universitária.
 
Com o calor intenso, a água é um item importante para encarar a maratona. As três amigas Carolina Costa, de 25 anos, Camila Santarelli, de 25, e Ariadna Oliveira, de 19, encontraram uma sombra na grama para se refrescar antes do exame. "Nós não estávamos esperando esse calor todo. A semana foi fresca. Acho que já pode cair uma chuva", afirma Camila.
 
As amigas Carolina Costa, Camila Santarelli e Ariadna Oliveira não esperavam por tanto calor(foto: Ramon Lisboa)
As amigas Carolina Costa, Camila Santarelli e Ariadna Oliveira não esperavam por tanto calor (foto: Ramon Lisboa)
 
Ana Cláudia Vilar, de 22 anos, vai fazer a prova acompanhada de Sophia. Grávida de 9 meses, Ana está ansiosa para o exame e trouxe um lanche reforçado. "Duas empadas, duas barrinhas de cereal e dois refrigerantes", conta a jovem. Ela tenta uma vaga para o curso de medicina.
 
Grávida de nove meses, Ana Cláudia Vilar vai fazer a prova acompanhada de Sophia(foto: Ramon Lisboa)
Grávida de nove meses, Ana Cláudia Vilar vai fazer a prova acompanhada de Sophia (foto: Ramon Lisboa)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)