(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONG convoca voluntários a monitorar qualidade da água de rios em Minas

Durante três dias, ONG SOS Mata Atlântica apresenta projeto em Belo Horizonte e convoca voluntários para coletar e analisar a qualidade da água de córregos, rios e lagoas


postado em 16/11/2016 15:11 / atualizado em 16/11/2016 15:29

Voluntários vão analisar elementos presentes na água como oxigênio, PH, fosfato, entre outros, por meio de um quite desenvolvido especificamente para o projeto(foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)
Voluntários vão analisar elementos presentes na água como oxigênio, PH, fosfato, entre outros, por meio de um quite desenvolvido especificamente para o projeto (foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)
 

A Fundação SOS Mata Atlântica convoca voluntários a participar de grupos que farão coleta e análise da qualidade da água de rios, córregos e lagoas de Minas. A apresentação do projeto Observando os Rios será nesta quinta, sexta e sábado, em Belo Horizonte. (Veja a programação abaixo).

Os encontros são para incentivar a população a fazer o monitoramento da água de forma voluntária. De acordo com o projeto, eles vão analisar elementos presentes na água como oxigênio, PH, fosfato, entre outros, por meio de um quite desenvolvido especificamente para o Observando os Rios.

Os resultados das análises serão reunidos em um banco de dados disponibilizado na internet. A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar de grupos já existentes ou ajudar a criar novos.

“A formação de uma rede de cidadãos para monitorar a qualidade da água dos rios brasileiros é um instrumento de engajamento e mobilização por avanços no saneamento”, informa a especialista em recursos hídricos da ONG, Malu Ribeiro.

O Observando os Rios surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê, em São Paulo. Nascia o projeto Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e configura uma ferramenta importante de acompanhamento do projeto de despoluição do rio.

Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”. Para participar das palestras, é necessário fazer o cadastro no link https://www.sosma.org.br/projeto/cadastros/apresentacao-do-projeto-observando-os-rios/.

PROGRAMAÇÃO

 

17/11 - Quinta-feira - das 18h às 21h PUC Minas - Auditório do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS) - Prédio 38 - 2º andar. Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG

 

18/11 - Sexta-feira - das 10h às 13h Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - Sala de Multimídia 1 Endereço: Campus Praça da Liberdade - Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - Belo Horizonte/MG 18/11 - Sexta-feira - das 18h às 21h Centro Universitário Newton Paiva Endereço: Rua José Cláudio Rezende, 420 - Buritis - Belo Horizonte/MG Ponto de referência: atrás do restaurante Rancho Fundo

 

19/11 - Sábado - das 10h às 13h Centro Universitário Newton Paiva Endereço: Rua José Cláudio Rezende, 420 - Buritis - Belo Horizonte/MG Ponto de referência: atrás do restaurante Rancho Fundo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)