(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detran-MG não aderiu ao aplicativo que dá desconto em multas

Departamento de Trânsito de Minas Gerais informou que apenas participou de testes e não há previsão para aderir. PRF do estado ainda não recebeu informações para atuar com o aplicativo


postado em 01/11/2016 13:01 / atualizado em 01/11/2016 15:51

(foto: Serpro/Divulgação)
(foto: Serpro/Divulgação)
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) informou, nesta terça-feira, que ainda não aderiu ao aplicativo para smartphone que permite aos motoristas consultar multas de seus veículos e oferece desconto.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a ideia no mês passado e criou o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O principal objetivo da medida, é garantir a notificação dos donos de veículo e motoristas da autuação e reduzir os custos com o envio de documentos impressos.

O aplicativo está disponíel para Android e, na próxima segunda-feira, para IOS. Com o novo sistema, o condutor pode recorrer da infração e transferir pontos da CNH. E quem reconhecer a infração sem apresentar defesa prévia e recurso, ganha 40% sobre o valor da multa, desde que pague até o vencimento.

Depois de se cadastrar no aplicativo, o usuário logado pode inserir os dados do seu veículo e receber infrações aplicadas pelos órgãos que aderiram à solução, inicialmente, como os Detrans, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

No entanto, o Detran de Minas Gerais ainda não utiliza o recurso. A assessoria de imprensa informou que o órgão fez alguns testes do aplicativo junto ao Denatran, mas para uma futura análise de adesão ao sistema. Desta forma, ainda não há data prevista para que o departamento mineiro utilize o aplicativo.

Ainda segundo a assessoria, o Detran-MG está  adequando sistema estadual de infrações ao sistema nacional do Denatran para atender à Lei Federal 13.281/16. “Em decorrencia da mudança da lei mencionada, existem transações sistêmicas que estão sendo desenvolvidas para adequação e perfeito funcionamento do sistema”, diz o órgão.

ESTRADAS FEDERAIS A assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Brasília informou que aderiu ao aplicativo, que está disponível em versão Beta (versão preliminar) Assim sendo, todos os autos de infração a partir desta terça-feira poderão ser consultados no aplicativo. Mas, a assessoria de comunicação da PRF em Minas informou que ainda não recebeu as informações necessárias para atuar com o novo recurso.

O SNE foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Denatran/Ministério das Cidades. A ferramenta facilita a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos de autuação.

Nesta primeira etapa do SNE, estão aptos a aderir ao sistema mais de 1.600 órgãos autuadores em todo o país integrados ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Em breve, espera-se que os 27 detrans dos estados e do Distrito Federal, órgãos municipais, PRF e DNIT, estejam todos integrados ao sistema. Anualmente, esses órgãos emitem 16 milhões de multas. (Com informações da TV Alterosa)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)