(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cemig alerta para incidência de raios durante tempestades em Minas

Estado é um dos que mais registram a ocorrência de descargas elétricas no país


postado em 05/10/2016 13:02 / atualizado em 05/10/2016 21:15

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta a população sobre os riscos de acidentes com descargas elétricas durante as pancadas de chuva, comuns nesta época do ano, e ressalta os cuidados a serem adotados durante esses fenômenos climáticos. De acordo com a Cemig, Minas Gerais é um dos estados que mais registram a ocorrência de raios por ano.

Nos últimos 18 anos, a média anual do estado é de 935 mil descargas atmosféricas. Somente em 2016, os raios causaram 34.787 interrupções de energia em Minas, sendo 1.113 apenas na Região Central do Estado. De acordo com o meteorologista da Cemig Arthur Chaves, o estado tem características geográficas e meteorológicas que contribuem para a grande incidência de descargas atmosféricas e as regiões mais atingidas são o Sul de Minas, Zona da Mata e Região Central, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig Demetrio Venicio Aguiar destaca alguns procedimentos básicos que devem ser adotados durante as tempestades. Segundo o especialista, todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas, evitando riscos de queima dos aparelhos e para a segurança das pessoas.

O especialista afirma que, durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, as antenas de TV podem se desregular. Ele alerta que ninguém deve subir nos telhados para ajustá-las, por risco de queda, choque elétrico ou de ser atingido por um raio.

De acordo com o engenheiro, se houver a necessidade de usar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja conectado à tomada, ou o telefone sem fio. Também é recomendado evitar a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigar embaixo de árvores e evitar o uso do chuveiro elétrico. Demetrio Venicio Aguiar alerta, ainda, sobre as descargas elétricas no corpo humano que podem provocar queimaduras gravíssimas e provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte.

A Cemig ressalta que a instalação de um sistema de prevenção contra descargas atmosféricas (SPDA) é fundamental. Somente profissionais devidamente treinados e qualificados podem instalar estes sistemas e executar as manutenções periódicas necessárias para o desempenho correto de suas funções. Uma das ocorrências mais graves em redes de distribuição é o fio partido, que acontece, na maioria das vezes, em dias de eventos climáticos de grande vulto, como tempestades ou ventanias.

A companhia alerta em caso de cabo partido, é importante que se mantenha distância do local, se possível não permitindo que outras pessoas se aproximem, e ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)