(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio no Parque da Serra da Canastra é controlado após uma semana

Foram mobilizados 65 brigadistas e quatro aviões para conter as chamas, que queimaram cerca de 13% da unidade. A previsão é de que unidade seja reaberta nesta terça


postado em 03/10/2016 20:53 / atualizado em 03/10/2016 21:25

O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, desde o fim de semana passado, foi controlado nesta segunda-feira (3). Foram 27 mil hectares de área verde queimados, cerca de 13% da unidade, segundo os gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A previsão é de que o parque seja reaberto nesta terça, 4.

Uma ajuda veio do céu para os 65 brigadistas que trabalharam no combate às chamas: a chuva da tarde desta segunda-feira ajudou a amenizar o fogo. O incêndio teve início na região conhecida como Gameleira, na parte baixa do parque, e se alastrou rapidamente até o Chapadão da Canastra, na parte alta. As equipes usaram quatro aviões para lançar água sobre a vegetação em chamas.

O fogo atingiu áreas de uso público da unidade, como o Curral de Pedra, a Cachoeira Casca D´Anta e a Garagem de Pedra, mas não afetou a região da nascente do Rio São Francisco, onde foi feito recentemente um aceiro (faixa de proteção em que a vegetação é eliminada). Desde o fim de semana, quando o fogo aumentou, o parque estava fechado à visitação. Há suspeitas de que o incêndio tenha sido provocado por alguma queimada em propriedade vizinha, que teria fugido ao controle.

Por isso, a chefia do parque pede que agricultores e pecuaristas da Canastra que não usem fogo para renovar a lavoura ou limpar o pasto, principalmente no período de seca. O Parque Nacional da Serra da Canastra tem 200 mil hectares. A unidade foi criada em 1972, com o objetivo de proteger as nascentes do Rio São Francisco. Abrange áreas dos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no Sudoeste de Minas Gerais.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)