(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital de BH terá que indenizar grávida após filha ter lesão cerebral no parto

Mãe da criança alega que danos foram causados por falta de assistência do hospital. Decisão, por ser de primeira instância, está sujeita a recurso


postado em 27/09/2016 17:53 / atualizado em 27/09/2016 21:44

O Hospital Sofia Feldman foi condenado pela Justiça a indenizar em R$ 200 mil uma grávida cuja filha sofreu lesão cerebral ao nascer na unidade de saúde. A mãe da criança alega que os danos foram causados por falta de assistência por parte do hospital. Além da indenização, a 12ª Vara Cível determinou o pagamento de todas as despesas médico-cirúrgicas para a garota. Como a decisão é de primeira instância, está sujeita a recurso.

A criança nasceu em abril de 2007. De acordo com o processo, a mãe alega que chegou na unidade de saúde já em avançado trabalho de parto. Afirmou que somente uma médica estava na maternidade no dia e realizou dois partos ao mesmo tempo. Ainda segundo a mulher, ela foi deixada sozinha por oito horas sem qualquer assistência.

No nascimento, acrescentou que a filha teve várias sequelas, entre elas paralisia cerebral, que afetou sua coordenação motora. Exames do pré-natal apresentados pela mãe no processo mostram que nenhum distúrbio foi detectado na menina antes do parto.

Segundo o processo, o hospital se defendeu dizendo que a mãe foi devidamente monitorada, com avaliações periódicas da frequência cardíaca fetal, atividade uterina, condições gerais maternas e que a recém-nascida respondeu adequadamente às manobras iniciais de reanimação, com ventilação por pressão positiva. Além disso, disse que a criança permaneceu em observação.

Ao analisar os autos, o juiz Jeferson Maria entendeu que a mãe do bebê, na época do parto, não tinha problemas de saúde e que realizou o exame pré-natal adequadamente. O laudo pericial detectou que não havia registro da presença de médico pediatra que assistisse a mãe na hora do parto. Diante disso, o magistrado concluiu que a unidade de saúde não adotou todos os procedimentos para que o nascimento da criança ocorresse sem qualquer problema. Por isso, determinou o pagamento de indenização.

O Hospital Sofia Feldman informou que ainda não foi notificado sobre a decisão.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)