(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Áreas do Parque Ecológico com presença de carrapatos podem ser isoladas

Vigilância em Saúde informou que área verde passará por varredura pelo parasita que transmite a febre maculosa


postado em 13/09/2016 12:54 / atualizado em 13/09/2016 13:26

Depois da confirmação da morte por febre maculosa de um menino de 10 anos, que visitou o Parque Ecológico da Pampulha com um grupo de escoteiros, a Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar uma vistoria na área verde em busca do carrapato-estrela, transmissor da doença, com a possibilidade de isolar pontos de infestação. Esta é uma das ações anunciadas pela gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Tereza da Costa Oliveira.

“Do ponto de vista da vigilância acarológica, está sendo revistado todo o local para verificar onde pode haver infestação maior e a presença do carrapato-estrela”, detalha. A ação é realizada três vezes ao ano e desta vez a atenção está concentrada principalmente nos locais por onde a vítima e os escoteiros passaram. “Já foi feita em abril e está sendo verificado dentro do parque se precisa isolar (alguma região) ou não”, diz, descartando a possibilidade de fechamento total do Parque Ecológico da Pampulha no momento. Entre as medidas tomadas nos pontos com a presença de carrapatos está a lavagem e diminuição da vegetação. Maria Tereza explica que o calor e sol conseguem eliminar o vetor da febre maculosa.

O resultado do exame que comprovou a febre maculosa como causa da morte do garoto foi divulgado na tarde de segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os materiais genéticos do menino foram analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Dois exames preliminares chegaram a descartar a doença. Segundo a SES, esse é o primeiro caso confirmado dos últimos dois anos. Nos últimos dez anos, esse é o quarto caso confirmado de febre maculosa de moradores de Belo Horizonte.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o garoto apresentou manchas no corpo (petéquias), cefaleia (dor de cabeça intensa), icterícia (coloração amarelada da pele), febre, mialgia (dor intensa), dor abdominal. O período de incubação da febre maculosa é de 2 a 14 dias, o que coincide com a data de apresentação dos sintomas pelo menino.

Maria Tereza da Costa Oliveira também informou que uma das maiores preocupações no momento é alertar a população sobre os cuidados ao realizar passeios em áreas verdes, tanto em BH quanto em outras regiões do estado. Ela ressalta que o informativo com dicas e cuidados para evitar a contaminação segue sendo distribuído. Entre as orientações estão usar calça comprida, sapatos fechados e roupas claras para facilitar a visualização do carrapato. Também é importante verificar, a cada duas horas, se há presença do parasita no corpo.

UNIDADE DE SAÚDE
Ainda segundo a gerente de Vigilância em Saúde, há uma vídeoconferência marcada para a quinta-feira para a rede de saúde municipal alertando as unidades para os sintomas da doença. Maria Tereza também alerta a população para procurar assistência médica caso apresentem sintomas “Todo mundo deve estar atento e, c aso tiver sido exposto ao carrapato, tiver febre alta, mal estar, dores no corpo, informar. Ela também ressalta a importância de verificar animais domésticos, com os cães, que também são hospedeiros do carrapto. “Precisa ser tratado com carrapaticida ou injeção, conforme indicar o veterinário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)