(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Análise decisiva sobre morte suspeita de febre maculosa em BH pode sair hoje

Terceiro e definitivo exame sobre caso de menino morto pode ser divulgado nesta sexta-feira. Marcio Lacerda recomenda evitar contato com vegetação por causa do carrapato da febre maculosa


postado em 09/09/2016 06:00 / atualizado em 09/09/2016 08:08

Frequentadores no Parque Ecológico: segundo a PBH, dois exames sobre o caso de morte de escoteiro já deram negativo para febre maculosa(foto: Alexande Guzanshe/EM/DA Press)
Frequentadores no Parque Ecológico: segundo a PBH, dois exames sobre o caso de morte de escoteiro já deram negativo para febre maculosa (foto: Alexande Guzanshe/EM/DA Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fez um alerta para a população evitar contato com a vegetação no Parque Ecológico da Pampulha. A recomendação foi feita ontem pelo prefeito Marcio Lacerda durante a apresentação de resultados do trabalho de despoluição da Lagoa da Pampulha. A preocupação é com o contato com o carrapato-estrela, vetor da febre maculosa, que pode ter causado a morte de um menino de 10 anos, morador de Venda Nova, em agosto. Segundo a administração municipal, dois exames feitos sobre o caso já deram negativo para a doença, mas falta uma terceira análise, tida como decisiva. Os resultados podem ser divulgados hoje.

“Neste momento de seca acontece a proliferação do carrapato. Então, é importante que as pessoas evitem o contato com a vegetação”, afirmou Lacerda. O prefeito, porém, lembrou que há dois anos nenhum caso da doença é registrado na capital mineira e descartou a necessidade de fechar preventivamente o parque.

O menino T., de 10 anos, morreu no domingo, seis dias depois de apresentar sintomas que coincidem com os da febre maculosa. Ele havia participado de uma atividade recreativa no Parque Ecológico da Pampulha no dia 20 de agosto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o garoto apresentou manchas no corpo (petéquias), cefaleia (dor de cabeça intensa), icterícia (coloração amarelada da pele), febre, mialgia (dor intensa), dor abdominal. O período de incubação da febre maculosa é de 2 a 14 dias, o que coincide com a data de apresentação dos sintomas pelo menino.

Segundo a prefeitura, dois exames realizados pelo garoto foram analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e já deram negativo para a febre maculosa. Mesmo assim, a administração municipal ainda aguarda o resultado de uma terceira análise para descartar que a morte tenha sido causada pela doença.

A preocupação com a febre maculosa veio à tona por causa das capivaras que vivem na Lagoa da Pampulha. Em 2014, exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) apontaram que 28 capivaras estavam com a bactéria Rickettsia rickettsii. Na época, cerca de 90 animais viviam na orla, sendo que 46 foram capturados para exames. Apesar de a sorologia positiva não significar que os bichos estavam doentes, eles eram hospedeiros da bactéria, que é transmitida ao homem pelo carrapato-estrela. Em setembro do mesmo ano, dentro do plano de manejo autorizado pelo Ibama, foram capturadas 52 capivaras. Elas foram levadas para dois recintos separados no parque ecológico com condições adequadas de tratamento, segundo a PBH. Ainda assim, 38 delas morreram. Em janeiro de 2016, por determinação judicial, a Fundação Zoo-Botânica soltou 14 capivaras, que não apresentavam carrapato portador da bactéria de febre maculosa.

DESPOLUIÇÃO Ao apresentar os resultados obtidos desde março com o trabalho de despoluição da Pampulha, a prefeitura informou que, no primeiro trimestre de trabalho, todos os cinco parâmetros que vêm sendo analisados alcançaram as metas estabelecidas para o período, como adiantou o Estado de Minas em 15 de agosto. Os resultados apresentados são da terceira campanha de amostragem realizada na lagoa em junho deste ano.

A prefeitura afirma ter conseguido redução de 67,6% do índice de fósforo total e de 41,4% de cianobactérias, resultado superior, em ambos os casos, aos 30% previstos para esta etapa dos trabalhos. “A recuperação da lagoa favorece o turismo de Belo Horizonte e melhora a economia local, o lazer e a autoestima da nossa população”, disse o prefeito Marcio Lacerda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)