(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mensagem sobre sinais deixados por ladrões em casas deixa população em alerta

Segundo a PM, texto que fala sobre adesivos indicando melhores horários para assaltos a residências não procede e vem circulando há tempos no estado


postado em 16/08/2016 17:46 / atualizado em 16/08/2016 21:17

Segundo a PM, a mensagem é antiga(foto: Divulgação/WhatsApp)
Segundo a PM, a mensagem é antiga (foto: Divulgação/WhatsApp)
Um alerta da Polícia Militar à população vem sendo repassado nos aplicativos de associações de moradores de bairros de Belo Horizonte e deixando muita gente apreensiva.O texto, assinado por um coronel, comandante da 8ª Região da Polícia Militar (RPM), alerta sobre símbolos autocolantes que assaltantes estariam deixando em portões de casas e prédios, próximo a campainhas e interfones, para facilitar a entrada de outros ladrões no imóvel.

São adesivos com setas indicando os horários em que seria mais fácil assaltar a residência. A seta para cima significaria “fácil de assaltar pela manhã”; a para a direita, “fácil de assaltar à tarde”; e a para baixo, “fácil de assaltar à noite”. Há sinais que indicariam a presença de crianças sozinhas no imóvel no período da manhã e também à tarde. A presença de idoso sozinho todos os dias é representada por outro sinal. O número 7 significaria que a casa fica vazia em julho. O 8, casa vazia em agosto.

“Divulgue ao máximo de pessoas possíveis”, diz o alerta. “Imprima, distribua e encaminhe este aviso para todos os seus vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho, etc, pois se trata de segurança pública”, conclui a mensagem.

O chefe da sala de imprensa da Polícia Militar, capitão Flávio Santiago, disse que o teor da mensagem não procede. Segundo ele, o alerta é antigo e o comandante da 8ª Região agora é outro coronel. “Não há nenhuma comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais nesse sentido. Esse negócio de seta para lá e de seta para cá já rodou há algum tempo. As pessoas acham que pode ser um serviço de utilidade pública e acabam repassando isso nos aplicativos. É uma mensagem antiga e não condiz nem um pouco com a nossa realidade”, disse o capitão.

Mesmo assim, o capitão fez um alerta à população. “Temos o problema da pichação e pode até ser que seja uma mensagem. Por isso, é importante que a pessoa retire. Mas, não temos casos registrados assim”, disse o militar.

A mensagem repassada nos aplicativos diz que o alerta é uma cópia do anexo único ao memorando número 3.294/2010 da 8ª RPM. O que muita gente não percebe é que a Secretaria da Segurança Pública de Minas Gerais, citada no alerta, foi extinta há vários anos com a criação da Secretaria de Estado de Defesa Social.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)