(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores da Rua Piauí protestam contra mudanças que aumentam trânsito na via

Um dia depois de técnicos da BHTrans apresentarem proposta de finalização do novo projeto de circulação no entorno da Praça ABC, moradores instalam faixas contra a proposta e criticam a "falta de diálogo" da empresa


postado em 11/08/2016 22:44 / atualizado em 11/08/2016 23:00

Moradores instalaram faixas na Rua Piauí para protestar contra mudanças no tráfego(foto: Fred Bottrel/EM/D.A.Press)
Moradores instalaram faixas na Rua Piauí para protestar contra mudanças no tráfego (foto: Fred Bottrel/EM/D.A.Press)
As mudanças no entorno da Praça Benjamim Guimarães, conhecida como Praça ABC, no Funcionários, dentro do projeto Mobicentro Centro-Sul de Belo Horizonte, já são alvo de protestos de moradores da Rua Piauí, via que vai sofrer as principais intervenções. Um dia depois de apresentada a proposta de finalização das intervenções à comunidade, foram instaladas faixas na Piauí contestando as alterações e criticando a “falta de diálogo” da administração municipal.

O ponto de conflito dos moradores da Rua Piauí com o projeto é com relação ao fechamento de um quarteirão da Rua Cláudio Manoel, que dá acesso à Praça ABC e às avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas. O quarteirão passa a ser fechado e o tráfego, que na maior parte vem do Bairro Serra, é desviado para Rua Piauí, para acessar as duas avenidas.

(foto: Editoria de Arte/EM)
(foto: Editoria de Arte/EM)
Desde o começo do ano essa intervenção estava suspensa, já que dependia de licença ambiental, pois será necessária a retirada de árvores em canteiros da Getúlio Vargas e Piauí. Algumas obras foram realizadas, mas sem grande impacto no trânsito na Rua Piauí, que vai receber todo o volume de veículos que hoje seguem pela Cláudio Manoel em direção à Savassi e Centro. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte liberou o corte das árvores.

O fechamento da Cláudio Manoel não tem data definida. No espaço, serão criadas vagas de estacionamento dos dois lados, todas em 45 graus. Com a proibição de travessia da Avenida Afonso Pena, os motoristas que desejarem descer pela via poderão pegar a Rua Piauí à esquerda e, em seguida, entrar à direita na Afonso Pena, em direção ao Centro da cidade. Os motoristas que descerem a Rua Cláudio Manoel e virarem à direita na Rua Piauí poderão acessar os dois sentidos da Getúlio Vargas.

Algumas mudanças já foram finalizadas pela BHTrans. Uma ilha de proteção na Piauí, para quem segue em direção à Rua Bernardo Guimarães, foi construída. Na mesma via, foi implantada uma rotatória no cruzamento com a Rua Bernardo Guimarães. Na Rua Gonçalves Dias uma ilha foi colocada no encontro com Avenida Getúlio Vargas. As obras foram paralisadas depois de dois semáforos terem sido instalados nos dois sentidos da Avenida Getúlio Vargas próximo ao cruzamento com a Piauí. O próximo passo será a abertura do canteiro central da via e o encurtamento das calçadas na Rua Piauí. Justamente os dois serviços que precisam de supressão de árvores.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)