(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Danos em rede elétrica causam incêndio no Parque do Rola Moça e falta de água na Grande BH

Rede elétrica se rompe dentro da área de conservação, próximo ao Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, provocando queimada. Abastecimento será normalizado ainda hoje


postado em 11/08/2016 13:36 / atualizado em 11/08/2016 15:45

Os incêndios, além de destruírem a vegetação e prejudicarem a fauna, começaram a atingir a população de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana. A rede elétrica se rompeu dentro da área de conservação próximo ao Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, provocando queimada. Por causa disso, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) interrompeu o fornecimento de água em alguns bairros da capital mineira e cidades vizinhas na manhã desta quinta-feira.

De acordo com o soldado Douglas Cussat, do pelotão do Corpo de Bombeiros localizado dentro do parque, o fogo se espalhou depois do rompimento da fiação. “A rede elétrica estourou e o fio caiu em uma parte do parque. Não teve um incêndio de grande proporção. Queimou aproximadamente uma área de mil metros quadrados. Nesta quinta-feira está tudo tranquilo”, afirmou.

Devido o problema, a Copasa suspendeu o fornecimento de água de forma emergencial, pois houve a paralisação Sistema Produtor Catarina, em decorrência da interrupção da energia elétrica. Os bairros atingidos pelo corte foram Independência e Mineirão, em Belo Horizonte; Retiro das Pedras, em Brumadinho; Água Dourada, Nossa Senhora de Lourdes e Primavera, em Ibirité; e Jardim Canadá, em Nova Lima.

A Copasa informou que a previsão do abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da noite de hoje.

A Cemig informou que começou as manobras de isolamento no local por volta das 0h35. Equipes ainda trabalham no parque para resolver o problema. A previsão é que a normalização seja feita até 16h. Sobre as causas do rompimento dos cabos, a empresa afirmou que ainda não sabe se foi o incêndio que provocou a situação, ou se os cabos energizados que encostaram na vegetação e causaram o fogo.

Unidades de conservação em chamas

O fogo se alastra pela vegetação em diferentes áreas de Minas Gerais e traz prejuízos ao meio ambiente. Somente na primeira quinzena de agosto, foram registrados 58 incêndios florestais em unidades de conservações estaduais, segundo o último boletim da Força-Tarefa Previncêndio, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad). Os dados foram colhidos até as 19h dessa quarta-feira. De acordo com a Semad, a média dos últimos cinco anos é de 144 incêndios em agosto. De janeiro a agosto de 2016, já são 228 incêndios nas unidades de conservação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)