(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BHTrans consegue licença ambiental e vai continuar mudanças na Praça ABC

As obras começaram a ser realizadas, mas foram paradas por falta de licença ambiental para retirar árvores do canteiro Central da Avenida Getúlio Vargas


05/08/2016 18:51 - atualizado 05/08/2016 19:00

Algumas mudanças já foram realizadas na região da Praça ABC(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Algumas mudanças já foram realizadas na região da Praça ABC (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

As mudanças no entorno da Praça Benjamim Guimarães, conhecida como Praça ABC, devem ser finalizadas nos próximos dias pela BHTrans. As obras começaram a ser realizadas, mas foram paradas por falta de licença ambiental para retirar árvores do canteiro Central da Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a empresa que administra o trânsito na capital mineira, a autorização foi dada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte. Na próxima terça-feira, o projeto definitivo de urbanismo e circulação de trânsito será apresentado para os moradores.

A principal mudança prevista é o fechamento da Rua Cláudio Manoel no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, com desvio do fluxo para a Rua Piauí. A iniciativa busca eliminar um tempo de semáforo no cruzamento da Afonso Pena com Getúlio Vargas, melhorando a fluidez no local dentro da programação para o Mobicentro.

Para a nova etapa, árvores terão que ser cortadas na Rua Piauí, que vai receber o fluxo da Rua Cláudio Manoel, e na Avenida Getúlio Vargas. Com as alterações, o último quarteirão da Rua Cláudio Manoel será fechado na praça. A interdição ainda não tem data para ocorrer. Nesse trecho, vagas de estacionamento serão criadas dos dois lados, todas em 45 graus. Com a proibição de travessia da Avenida Afonso Pena, os motoristas que desejem descer pela via poderão pegar a Rua Piauí à esquerda e, em seguida, entrar à direita na Afonso Pena, em direção ao Centro da cidade. Os motoristas que descerem a Rua Cláudio Manoel e virarem à direita na Rua Piauí poderão acessar os dois sentidos da Getúlio Vargas.

Algumas mudanças já foram finalizadas pela BHTrans. Uma ilha de proteção na Piauí, para quem segue em direção à Rua Bernardo Guimarães, foi construída. Na mesma via, foi implantada uma rotatória no cruzamento com a Rua Bernardo Guimarães. Na Rua Gonçalves Dias uma ilha foi colocada no encontro com Avenida Getúlio Vargas. As obras foram paralisadas depois que dois semáforos foram instalados nos dois sentidos da Avenida Getúlio Vargas próximo ao cruzamento com a Rua Piauí. O próximo passo será a abertura do canteiro central da via e o encurtamento das calçadas na Rua Piauí. Justamente os dois serviços que precisam de supressão de árvores.

Nesta sexta-feira, agentes da BHTrans distribuíram panfletos para moradores e comerciantes da região convocando para uma reunião na próxima terça-feira. Segundo a empresa, serão explicados quais intervenções serão realizadas nas próximas etapas. A medida, de acordo com a autarquia, é uma exigência do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)