(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comunidade atingida por lama de barragem escolhe terreno para reconstrução de igreja

Moradores do Distrito de Gesteira, em Barra Longa, escolheram a área de Macacos para erguer novo templo, casa paroquial, campo de futebol e imóveis atingidos por rejeitos de minérios de Barragem de Fundão, que rompeu em novembro


postado em 25/06/2016 16:06

Moradores do distrito receberam instruções sobre a votação e escolher a área de Macacos(foto: Fernando Helbert/Divulgação)
Moradores do distrito receberam instruções sobre a votação e escolher a área de Macacos (foto: Fernando Helbert/Divulgação)
Com 95% dos votos, a área denominada “Macacos” foi escolhida para erguer a igreja, salão paroquial, campo de futebol e as casas do Distrito de Gesteira, em Barra Longa, na Zona da Mata, que foram atingidos pela lama da Barragem de Fundão, que rompeu em novembro. No desastre, ocorrido em Mariana, na Região Central do estado, 19 pessoas morreram. A Samarco, responsável pelo reservatório de rejeito de minério que vazou, promoveu a eleição popular na tarde deste sábado, na localidade, depois que moradores visitaram as duas áreas disponíveis.

Representantes de 55 famílias de Gesteira votaram para o definir o local de reconstrução da oito casas e os equipamentos públicos impactados. A área de Macacos possui 7 hectares e fica próxima à quadra central do distrito, atendendo a pedido da comunidade.

A topografia da área é adequada e há boa oferta hídrica. Os critérios para a votação foram definidos em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público. Foi mais uma etapa das ações de reconstrução que a Samarco se comprometeu a realizar devido aos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão.

Tal como ocorreu em relação aos moradores Bento Rodrigues, distrito de Mariana devastado pela lama de minério, e Paracatu, a comunidade de Gesteira visitou os terrenos e receberam cartilhas com informações sobre qualidade do solo, água, geologia, vegetação, cavidades e outras características.

Definida a escolha do terreno, a Samarco vai definir o projeto arquitetônico e urbanístico, além dos padrões construtivos das moradias, em discussões com a comunidade. A mineradora realizará a entrega do local, conforme assinado em acordo com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, até 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)