(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupo desocupa, amanhã, Centro de Referência da Juventude, em BH

Grupo de jovens que ocupam o prédio do CRJ desde maio vai deixar o local, depois de acordo firmado com a Prefeitura de BH e o Ministério Público. Centro será aberto à população em até 90 dias.


19/06/2016 10:04 - atualizado 19/06/2016 12:13

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Centenas de jovens vão desocupar nesta segunda-feira o prédio do Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, onde estão há quase um mês em protesto à fata de atividades no local. A saída faz parte de acordo firmado entre as lideranças do movimento, a Prefeitura de BH (PBH) e o Ministério Público. Em contrapartida, a administração municipal se comprometeu a abrir o centro e começar a desenvolver atividades em até 90 dias. Durante esse tempo, o espaço será gerido provisoriamente por um comitê formado por integrantes da ocupação, estado e município.

O CRJ é um equipamento municipal construído em parceria entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, e a PBH. De acordo com a prefeitura, esse é o primeiro aparelho público direcionado especificamente para a juventude da capital, com o objetivo de promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, empreendedorismo, entre outras, voltados para o público de 15 a 29 anos. Visa ainda produzir e divulgar informações de interesse dos jovens, ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que auxiliem na inserção social e profissional, articular-se com entidades e instituições ligadas ao universo da juventude, bem como integrar e apoiar iniciativas locais.

Desde que foi entregue pelo governo do estado, em 2014, o prédio permanecia sem atividades e, por isso, se tornou alvo do protesto, no dia 23 de maio. Pelo acordo, a abertura será marcada por um seminário, previsto para ocorrer até julho. “O prédio está completamente equipado, tem computadores, luz, mobiliário. É realmente um desperdício ficar fechado. A ocupação atingiu seu objetivo. Foi uma vitória”, afirma o advogado Daniel Deslandes, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, sessão Minas Gerais (OAB/MG), representante do movimento.

Segundo ele, o número de ocupantes era flutuante, já que muitos trabalham e estudam. São cerca de 100 pessoas, podendo ter o dobro em dias de pico. A desocupação está prevista para ocorrer durante toda a segunda-feira. Neste domingo, colchões e outros itens já estão sendo retirados do local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)