(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aula de história e arquitetura a céu aberto chega pela primeira vez a BH

Após três anos de sucesso e mais de 70 quilômetros de caminhada no Rio de Janeiro, o "Rolê" já atingiu mais de 15 mil pessoas e chega a cinco novas capitais


postado em 28/05/2016 08:58 / atualizado em 28/05/2016 11:37

Passeio começou no Palácio das Artes e seguiu para a Praça da Liberdade, dando um rolé por circuitos de museus e instituições culturais (foto: Euler Junior/EM/D.A/Press)
Passeio começou no Palácio das Artes e seguiu para a Praça da Liberdade, dando um rolé por circuitos de museus e instituições culturais (foto: Euler Junior/EM/D.A/Press)

Belo Horizonte recebe neste sábado a edição nacional do projeto Rolé Brasil, consagrado como uma das melhores aulas a céu aberto sobre a cidade. Após três anos de sucesso e mais de 70 quilômetros de caminhada no Rio de Janeiro, o “Rolé” ganha as ruas do país, ao atingir mais de 15 mil pessoas e chegar a cinco novas capitais este ano. Na edição mineira, o passeio começou no Palácio das Artes e seguiu para a Praça da Liberdade, dando um rolé por circuitos de museus e instituições culturais.

Os passeios expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. "A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente, sobre a alma e a identidade da cidade", disse.

A coordenadora do curso de História do Centro Universitário Estácio de Sá, Maria Fabiana de Lima Carneiro, disse que o projeto vai contra a cultura do belo-horizontino que não anda muito a pé. "O objetivo é conhecer nossos prédios, museus e toda a beleza da nossa história", afirma. Segundo ela, a ideia é buscar a curiosidade com passeios descontraídos, olhares atentos para a história e arquitetura da cidade. "Não é apenas um passeio turístico, queremos problematizar", disse.

Ainda este ano, BH receberá mais um Rolé, no Circuito Pampulha, no dia 17 de setembro, em referência à semana do aniversário de um dos entusiastas da arquitetura do bairro, Juscelino Kubitschek. O Rolé Brasil é gratuito e não necessita de inscrição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)