(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com chuva, frio só domingo

Precipitações iniciadas ontem poderão se repetir hoje, mas nebulosidade e alta umidade impedem queda brusca de temperatura, que tende a ocorrer somente no fim de semana


postado em 29/04/2016 00:12

João Henrique do Vale e Pedro Ferreira

 

Os belo-horizontinos foram surpreendidos pela chuva ontem, mas o frio, tão esperado, somente vai chegar na madrugada de domingo, segundo os meteorologistas. No fim da tarde e durante a noite, a chuva ficou mais forte, principalmente na Região da Pampulha e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Mesmo assim, não foi suficiente para provocar uma grande queda na temperatura.

À noite, choveu 10 milímetros na capital e havia previsão de mais precipitações para o restante durante madrugada de hoje. No meio da tarde, os termômetros marcaram 27°C. De acordo com o Instituto Tempo/Clima, a chuva deve continuar até amanhã na capital mineira e em cidades vizinhas.

Por causa da chuva, motoristas enfrentaram um trânsito ruim na volta para casa. Às 18h28, o tráfego ficou totalmente retido na Avenida Raja Gabáglia com Josafá Belo, no Bairro Gutierrez, Região Oeste. Na Avenida Carlos Luz, o trânsito também ficou parado no sentido bairro devido também a um acidente em frente à UFMG. Retenção também no Túnel da Lagoinha, onde um veículo com problema mecânico precisou ser rebocado pela BHTrans para liberar a passagem sentido Centro. Às 18h33, a Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou alerta de mais precipitações no Barreiro e demais regiões da capital.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) já havia emitido um comunicado para a possibilidade de chuva com acumulado de 10 a 20 milímetros até as 23h de ontem, com rajadas de ventos de até 40 quilômetros por hora e descargas elétricas.

A possibilidade de chuva também continua para hoje. “A frente fria que está atuando no estado desde a manhã de quarta-feira está propiciando um aumento na nebulosidade, o que eleva a previsão de chuva. Porém, a cobertura de nuvens e a alta umidade não deixam a temperatura cair bruscamente”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mesmo com a cobertura de nuvens, a temperatura máxima está em declínio na capital mineira. Na última semana, os termômetros chegaram a registrar até 31°C. Hoje, não passará de 26°C. A mínima vai ficar em 16ºC. “Estamos vendo um deslocamento dessa massa para a região de Itabira e o Leste Mineiro. Então, gradualmente vai diminuir a nebulosidade e teremos o declínio na temperatura. A previsão é que o frio pesado chegue na madrugada de domingo”, afirma o meteorologista.

Em cidades do interior de Minas Gerais ainda vemos o extremo na temperatura. Enquanto Maria da Fé, na Região Sul, teve 5,1°C, nos municípios do Norte do estado, como Araçuaí, Almenara, e Montalvânia, os termômetros marcaram acima de 34°C.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)