(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professores da rede municipal de BH decidem iniciar greve na segunda-feira

Depois de assembleia na Praça da Estação, grupo saiu em passeata junto com servidores municipais. O trânsito ficou lento no Centro da cidade


postado em 14/04/2016 11:36 / atualizado em 14/04/2016 11:53

Manifestantes fecharam os cruzamentos das avenidas Afonso Pena e Amazonas, na Praça Sete(foto: REprodução/BHTrans)
Manifestantes fecharam os cruzamentos das avenidas Afonso Pena e Amazonas, na Praça Sete (foto: REprodução/BHTrans)

Os professores municipais de Belo Horizonte decidiram decretar greve a partir de segunda-feira. A categoria cobra reajuste salarial, unificação de carreira da educação infantil, entre outros. Os servidores municipais se reuniram em assembleia na Praça da Estação, no Centro, e depois saíram em passeata até a porta da Prefeitura de Belo Horizonte. O trânsito ficou lento na região.

A paralisação dos professores municipais terá início em 18 deste mês. A categoria afirma que já apresentou as propostas para a prefeitura, mas não foi chamada para discutir a situação. “Queremos um salário digno. A prefeitura não cumpre a lei federal nacional do piso da educação. No ano passado, a inflação foi de 13% e este ano 11%, sendo que em 2015 foi zero por cento de reajuste”, afirmou Wanderson Rocha, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede).

Além do reajuste salarial, os professores cobram a unificação da carreira da educação infantil, sete horas de planejamento para os educadores, e questionam dois projetos de lei que estão tramitando na Câmara Municipal de Belo Horizonte. “Um deles quer tirar o índice para quem se aposentar sem paridade. O projeto quer tirar o índice do INSS e criar um novo. O outro quer criar uma empresa para fazer a gestão administrativas das escolas e das Umeis”, comentou Rocha.

Em outra reunião, outros servidores municipais se encontraram na praça. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), uma pauta com reivindicações foi montada e será entregue para o governo. Uma nova assembleia foi marcada para discutir a situação.

As assembleias começaram 9h. Por volta das 11h30, os servidores saíram em passeata pelo Centro da cidade. O trânsito ficou lento na Avenida dos Andradas, na Avenida Amazonas e Rua Tupinambás. A Polícia Militar (PM) e agentes da BHTrans acompanharam o protesto, que aconteceu de forma pacífica.

O em.com.br entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e aguarda um posicionamento sobre o caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)