(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTAGEM

"Cena terrível", diz advogado que viu imagens da morte de universitário na porta de boate

Um dos militares suspeitos do crime já responde por conduta violência e o outro por homicídio no exercício da profissão


postado em 13/04/2016 06:00 / atualizado em 13/04/2016 08:07

Consternação em enterro: advogado revela cenas de selvageria(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Consternação em enterro: advogado revela cenas de selvageria (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Um dos policiais militares suspeitos de envolvimento na briga que resultou na morte do universitário Cristiano Guimarães Nascimento, de 22 anos, na última sexta-feira, na saída de uma boate em Contagem, Grande BH, já responde por conduta violenta, que poderia tê-lo excluído do trabalho policial. O soldado Jonas Moreira Martins, de 28 anos, foi flagrado por uma das câmeras de vigilância do Sistema Olho Vivo, em 9 de dezembro de 2009, quando, de acordo com o Ministério Público, “realizou uma abordagem em que praticou violência no exercício de sua função de policial militar, desferindo contra a vítima coronhada, socos e chutes. Logo após, realizou, sem qualquer justificativa, disparo de arma de fogo e, por fim, mediante violência, obrigou a citada vítima a entrar em beco próximo, onde não foi possível capturar mais imagens”.

Jonas e o soldado Jonathas Elvis do Carmo, de 27, estão presos em dois batalhões da Polícia Militar, suspeitos de espancar até a morte o estudante, na última sexta-feira, em frente à boate. O soldado Jonathas também responde por homicídio no exercício da profissão, segundo informou a PM. Um terceiro suspeito foi identificado pela polícia e está solto, mas sua identidade ainda não foi revelada.

No processo por lesão corporal leve, o soldado Jonas acabou condenado em primeira instância a dois anos e três meses de prisão, mas ainda tramitam recursos antes do julgamento em segunda instância. Caso a condenação seja mantida pode culminar na exclusão do militar da corporação.

Na segunda-feira, o pai do jovem assassinado, o corretor de seguros Álvaro Abílio Nascimento Neto, de 57, iniciou uma peregrinação por vários órgãos do poder público, como a Ouvidoria-Geral do Estado, delegacia de Homicídios e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa para exigir que a morte de seu filho caçula não fique impune.

O advogado do pai da vítima, Walter Neri, disse ter visto as cenas e contou que são pesadas. “O Cristiano sai da boate e um dos suspeitos tenta ir atrás, mas é contido por um segurança, até que pague a conta. Depois, os dois policiais e o outro suspeito pagam e correm atrás do Cristiano e dos amigos dele”, conta o advogado. Na sequência, segundo o defensor, há uma briga generalizada e correria. “O Cristiano está correndo e é atingido por um dos soldados. Ele cai no chão e o militar chuta o pescoço dele e depois o mata com um pisão na cabeça. É uma cena terrível. O policial é o maior deles e disse em depoimento que luta artes marciais. O Cristiano não teve nenhuma chance”, disse.

Em nota, a boate Clube Havanna informou lamentar o ocorrido. “É inaceitável que ainda tenhamos de nos sujeitar à selvageria e ao desrespeito à vida humana. Repudiamos a violência e temos convicção de não haver qualquer justificativa para atos de tamanha brutalidade. Solidários ao sofrimento da família do jovem Cristiano Guimarães, estamos comprometidos em ajudar nas investigações da Polícia, para a devida punição dos responsáveis”, diz o texto.“Como mostram as imagens das câmeras do nosso circuito interno, Cristiano saiu da boate sozinho e caminhando normalmente.”

O EM tentou ouvir a defesa dos suspeitos, mas não conseguiu contato com os advogados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)