(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEMANA SANTA

Minas percorre os passos da Paixão de Cristo com procissões e celebrações

Nesta quinta-feira, dom Walmor preside a Missa da Unidade, no Mineirinho


postado em 24/03/2016 06:00 / atualizado em 24/03/2016 08:35

Antes de partirem para a tradicional procissão do encontro, mulheres adornam a imagem de Nossa Senhora das Dores com rosas(foto: Cristina Horta / EM / D.A Press )
Antes de partirem para a tradicional procissão do encontro, mulheres adornam a imagem de Nossa Senhora das Dores com rosas (foto: Cristina Horta / EM / D.A Press )

Tradições seculares, riqueza cultural e a fé preenchendo todos os espaços no interior e na capital. Minas percorre os passos da Paixão de Cristo com procissões, celebrações com a participação de milhares de moradores e visitantes, ritos em latim e a beleza das imagens barrocas sobre os andores. Hoje, às 9h, em Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo preside a Missa da Unidade, no estádio do Mineirinho, na Região da Pampulha, na presença de todo o clero (bispos auxiliares, padres, diáconos e seminaristas) e caravanas de vários municípios. Às 19h30, o bispo dom João Justino estará na Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul).


Em Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH, homens e mulheres mantêm vivos antigos costumes, como enfeitar as imagens de Nossa Senhora das Dores, com rosas, e a de Nosso Senhor dos Passos, com folhas de alecrim, manjericão e rosmaninho, perfumando com suavidade os templos dos séculos 18 e 19. Na noite de ontem, os católicos acompanharam a procissão do encontro, divididos, inicialmente, em dois grupos: um saiu da Capela de Nossa Senhora do Carmo, acompanhando Jesus, e outro da de Nossa Senhora da Conceição, seguindo Nossa Senhora; na Praça Senador Modestino Gonçalves, em frente ao antigo prédio do fórum, todos formaram um cortejo único e caminharam em direção ao Santuário da padroeira, tendo à frente o titular da paróquia, padre Danil.

“A semana santa é um período muito especial. Sentimos uma emoção inexplicável, é o encontro com Maria e Jesus”, acredita a zeladora da Capela de Nossa Senhora da Conceição, Márcia Avelar Marques, mais conhecida como Márcia Catequista. Em silêncio ou rezando, ela e outras mulheres, por volta das 15h`, cuidavam com fervor da imagem de Nossa Senhora das Dores. No grupo, a maioria de nome Maria: Maria Nazaré Torres, Maria Antônia Rosa, Maria de Lourdes Duarte, Sônia Maria Satiro e Ivone Carvalho.

Já na Capela de Nossa Senhora do Carmo, era a vez de os homens prepararem o andor de Nosso Senhor dos Passos. O artesão Wellington Rodrigo Moreira Corrêa, o professor de história Marco Aurélio Fonseca e os estudantes Rodrigo Martins e Henrique Barbosa arrumavam o manto e a coroa de Jesus e colocavam galhos de manjericão e alecrim, que, depois da procissão, seriam retirados do andor pelos fiéis – reza a tradição que os ramos bentos, preparados no chá, fazem muito bem para a saúde, e também são poderosos como talismãs nas noites de tempestade. Queimados, cessam o toró.

“A cidade é muito rica em história e religiosidade. Temos muitas tradições, que passam de geração para geração. As mulheres que enfeitam os santos aprenderam com as mães”, disse Marco Aurélio, que acaba de chegar de Madri, Espanha, onde fez mestrado em patrimônio cultural.

SANTO SEPULCRO
Hoje, em Sabará, na Grande BH, às 15h, na Igreja de São Francisco, no Centro Histórico, ocorre a abertura do Santo Sepulcro, um rito centenário antes realizado apenas com a participação de leigos e hoje celebrado pelo padre Rogério Messias. Nas diversas paróquias da Arquidiocese de BH, a quinta-feira é dia do Lava-pés, com os 12 homens da comunidade vestidos de apóstolos e o padre repetindo o gesto de Jesus, que lavou os pés dos seus discípulos.

Amanhã, Sexta-Feira da Paixão, é um dos dias solenes para os católicos, sendo o único dia do ano em que não há missas nas igrejas. Em BH, haverá uma via-sacra na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, seguida da procissão do Senhor Morto em direção à Igreja da Boa Viagem. O cortejo será presidido por dom Walmor. Já no domingo de Páscoa, às 9h30, o bispo dom João Justino vai celebrar missa na comunidade da Vila Acaba Mundo, na Praça JK, no Bairro Sion, também na Centro-Sul. A comunidade está vinculada à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Confira programação de celebrações de Semana Santa

QUINTA-FEIRA

BELO HORIZONTE


9h Missa da Unidade, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, no estádio do Mineirinho, na Região da Pampulha

19h30 Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, presidida pelo bispo auxiliar dom João Justino, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro Funcionários, na Região Centro-Sul).

SABARÁ

15h Abertura do Santo Sepulcro, na Igreja de São Francisco, no Centro Histórico

SANTA LUZIA

20h Missa do Lava-pés, Sermão do Mandato e translado do Santíssimo Sacramento para a Capela de São Jerônimo Emiliani

SEXTA-FEIRA

SANTA LUZIA

8h
Via sacra das crianças, saindo da Capela de Nossa Senhora da Conceição

20h Apresentação das figuras bíblicas, Sermão do Descendimento e procissão do Senhor Morto


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)