(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aniversário de Espaço do Conhecimento marca a reabertura de Terraço Astronômico

Parceria entre UFMG e governo de Minas, museu mantém programação gratuita que inclui a observação dos fenômenos celestes via telescópio


21/03/2016 18:00 - atualizado 21/03/2016 20:37

O Espaço do Conhecimento oferece diversas atividades para observação de fenômenos celestes
O Espaço do Conhecimento oferece diversas atividades para observação de fenômenos celestes (foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
A oficina Coleções de Estrelas e sessão comentada do equinócio de outono integraram a programação especial de 6 anos do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comemorados em 21 de março. A comemoração incluiu a reabertura do Terraço Astronômico, que permite a observação, por meio de um telescópio, do céu de Belo Horizonte. O espaço fica localizado na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Na oficina Coleções de Estrelas, os participantes receberam mapas estelares para criar suas próprias constelações. No verso de cada mapa, havia espaço em branco para o visitante criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada. No Planetário, é possível observar a simulação de fenômenos celestes. Nas semanas seguintes, volta a programação normal.

As atividades são gratuitas e abertas às escolas
As atividades são gratuitas e abertas às escolas (foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
O espaço oferece sessões comentadas, onde se pode observar os fenômenos celestes. De terça a domingos, as sessões ocorrem entre as 10h e as 17h. Nas quintas, o horário se estende até as 21h. Nesta semana, em função do feriado prolongado da semana santa, não abrirá na quinta. O espaço não abre às segundas.  

O outono deu início ao período de observação no Terraço Astronômico. Até outubro, o céu da capital poderá ser explorado por meio de telescópio liberado para observação todas as quintas-feiras à noite. São distribuídas 120 senhas para os interessados.

No quinto andar do museu,o terraço tem teto retrátil, que permite a observação de corpos celestes. Devido à necessidade de pouca nebulosidade, o ambiente é aberto apenas no período de estiagem. Este ano, a temporada de observação começou mais cedo, em comemoração aos 6 anos do espaço. Parceria entre a UFMG e o governo de Minas, a proposta é estimular olhar crítico sobre a produção de saberes. A programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Mais informações podem ser consultadas no endereço www.espacodoconhecimento.org.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)