(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casos de dengue dobram em Belo Horizonte em duas semanas

Balanço da Secretaria Municipal de BH aponta que já são mais de 6 mil pessoas infectadas pela doença. Nove estão contaminadas pelo zika vírus, sendo quatro gestantes


postado em 04/03/2016 19:01 / atualizado em 04/03/2016 22:03

Os registros de dengue confirmados em Belo Horizonte mais que dobraram em duas semanas, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH). Já são 6.073 casos da doença este ano. Em balanço da SMSA de 19 de fevereiro, eram 2.916 casos confirmados, o que representa aumento de 108% no período.

Os números também são crescentes em relação às notificações que estão sendo investigadas. Eram 13.033 no balanço anterior e agora somam 24.989, aumento de 91,7%. Quatro pessoas já morreram por complicações da dengue na capital.

Também houve aumento das confirmações dos casos de contaminação pelo zika vírus em BH, que, como a dengue, é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Em uma semana, o total saltou de dois registros, para nove pessoas contaminadas. No balanço da semana passada, apenas uma mulher contaminada estava em período de gestação. Agora já somam quatro gestantes, três moradoras da Região Norte e uma em Venda Nova.

Até quinta-feira, foram notificados 367 casos suspeitos de zika em Belo Horizonte, sendo 340 pessoas que moram na capital e 27 pacientes atendidos na cidade mas que residem em outros municípios. Além dos nove casos confirmados, 13 foram descartados por critério laboratorial. Os outros 318 continuam em investigação.

Ranking

A região da capital com maior número de registros de dengue é o Barreiro, com 1.199 ocorrências, seguida pela Nordeste, 1.086, e Noroeste, 995. A Centro-Sul aparece com o menor número, com 212 pessoas infectadas. Na Norte, são 343 ocorrências, em Venda Nova, 353, na Leste, 410, Pampulha, 541 e Oeste, 891.

Para conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza novas ações de combate ao mosquito. Estão programados mutirões intersetoriais em todas as regionais, entradas forçadas em imóveis abandonados e ações de mobilização em escolas. Este ano já foram realizados 64 mutirões intersetoriais na capital, com vistoria em mais de 141 mil imóveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)