
No fim da tarde, o desfile de blocos foi inaugurado pelos Farrapos, arrastando cerca de 4 mil foliões desde a Rua Wenceslau Braz até a Praça Gomes Freire, conhecida popularmente como Jardim. Para turbinar a galera, o organizador da agremiação de mais de 40 anos, Vanderlei Lúcio de Oliveira, mandou distribuir 250 litros de caipirinha. Na rua estreita, homens, mulheres e crianças se mostravam verdadeiros súditos de Momo, com capricho na fantasia, já que, em Mariana, essa moda de abadás baianos “já era”. Vale mesmo a criatividade, inclusive na decoração com tecidos coloridos, que, sob a luz do sol da tarde, forma desenhos no piso de pedra do Centro Histórico. Já à noite, os ornamentos ganham efeitos especiais.

Vestidas de “guardas”, com algemas e tudo a que tinham direito, Viviane de Souza, de 22, e Lucilene Cristina, de 28, se juntaram à amiga Rhanna Alves, de 15, para curtir a farra. “Ainda não prendi ninguém”, brincou Lucilene, ao lado da filha Evelyn Cristina, de 5, com fantasia de bruxinha. Os vampiros também deram as caras, e Samuel Martins abriu a imensa capa forrada de vermelho para proteger a namorada Paola Martins e a irmã dela, Amora Martins. As garotas gastaram duas horas para fazer a maquiagem que chamava a atenção: metade do rosto pintado de caveira e a outra, de pirata. Realçando os caninos e fazendo cara de mau, Samuel disse preferir a metade pirata. “A caveira deixa para daqui a muitos e muitos anos”, brincou.

A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é de que a cidade receba cerca de 30 mil visitantes até terça-feira. Para fazer a festa, Mariana leva ao Centro Histórico os blocos tradicionais como Zé Pereira da Chácara, a alegria do Circovolante e a irreverência dos Bloconecos, os “Anões Gigantes”. O investimento este ano é de R$ 460 mil, com 70% de atrações locais, conforme o prefeito Duarte Júnior. E o secretário de Cultura e Turismo, Vicente de Freitas, ressalta que a preocupação é valorizar artistas locais e usar logística e demais estruturas contratados na própria cidade.
Eu, Folião

"Estou vestido de Avatar, que é algo bem moderno, contemporâneo. Eu mesmo fiz a fantasia. Adoro carnaval, para mim é a melhor época do ano, não tem nada igual. Aqui em Mariana está muito animado. Tem muita gente na rua e adoro esta energia"
