(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volume de água reservada no Sistema Paraopeba cresce com a chuva

Precipitações acima da média histórica de janeiro antes do fim do mês nas três represas do sistema e funcionamento da captação direta no rio fazem volumes registrarem escalada


postado em 22/01/2016 12:28 / atualizado em 22/01/2016 12:45

Captação direta no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH, está ajudando na recuperação das represas junto com as chuvas acima da média para o mês de janeiro(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Captação direta no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH, está ajudando na recuperação das represas junto com as chuvas acima da média para o mês de janeiro (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Chuvas acima da média histórica e o funcionamento da nova captação do Rio Paraopeba estão fazendo o Sistema Paraopeba, composto por três represas na Grande BH, aumentar o volume de água reservada em ritmo acelerado. Enquanto nos primeiros 15 dias de janeiro o crescimento foi de apenas 1,2 ponto percentual, passando de 22,7% para 23,9%, na última semana o sistema saltou de 24,7% para 37,1%, aumento de 12,4 pontos percentuais.

Dados da Copasa mostram que choveu acima da média histórica para janeiro nas três represas do Paraopeba, mesmo sem o mês ter chegado ao fim. No reservatório Rio Manso, o normal para janeiro é 288,2 milímetros de chuva. Esse ano já choveu 60% a mais na região, com 463,1 milímetros até a manhã de hoje. Na represa Serra Azul, o aumento foi de 47%, pois a média para o mês é de 285,7 milímetros e este ano já choveu 420,9 milímetros.

Das três represas, Vargem das Flores registrou a menor quantidade de chuvas em 2016, mas mesmo assim superou a média para os primeiros 31 dias do ano. Foram 282,5 milímetros do dia 1º até hoje, 6% a mais do que os 266,6 mm esperados normalmente. Atualmente, Vargem das Flores está com 43,3% de água armazenada, enquanto no início do mês oscilava na casa dos 29%.

Rio Manso já chega quase a metade de sua capacidade, com 46,6%, bem acima dos 31% do início do ano. Por fim, Serra Azul vai se afastando do volume morto. Enquanto a represa chegou aos 5,7% em dezembro e variou na casa dos 7% nos primeiros 15 dias de janeiro, hoje o registro da Copasa registrava nível de 18,7%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)