(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de voos cancelados no Aeroporto de Confins chega a 39 nesta segunda-feira

De 0h até 14h, 29 voos estão atrasados, sendo nove chegadas no terminal e 20 saídas. Terminal está operando com ajuda de aparelhos por causa do mau tempo


postado em 18/01/2016 14:31 / atualizado em 18/01/2016 14:37

Mau tempo também prejudicou o funcionamento do aeroporto no fim de semana(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 17/01/2016)
Mau tempo também prejudicou o funcionamento do aeroporto no fim de semana (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 17/01/2016)

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, continua vivendo um dia de caos por causa do mau tempo. Nesta segunda-feira, o número de voos cancelados subiu para 39, segundo o último balanço divulgado pela BH Airport, concessionária responsável pelo terminal, às 14h. A operação segue por instrumentos nesta tarde.

De acordo com a BH Airport, além dos cancelamentos, de 0h até 14h, 29 voos estão atrasados, sendo nove chegadas no terminal e 20 saídas. A empresa informou que “os atrasos e cancelamentos trazem reflexos na infraestrutura que é planejada para a demanda em condições normais de operação. Por isso, é recomendável que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea para receber as orientações de viagem”.

Em nota, comunicou que “está realizando todos os esforços, em cooperação com as companhias aéreas e controle do espaço aéreo, para restabelecer a normalidade das operações no menor espaço de tempo possível”.

As dezenas de cancelamentos e atrasos de voos acontecem desde a última terça-feira, quando o tempo começou a ficar instável na Grande BH. No fim de semana, a situação foi pior. Somente no sábado, foram quase 200 cancelamentos e atrasos nos voos. Com medo de perder a viagem, muita gente dormiu no saguão do aeroporto, que ainda enfrentava problemas com goteiras.

ILS

O Instrument Landing System (ILS), equipamento que facilita pousos em situação de tempo instável, está funcionando no aeroporto, segundo a BH Airport. Ao longo do fim de semana, internautas questionaram no em.com.br qual a categoria do equipamento usado em Confins, já que ILSs superiores são capazes de operar até em situações mais complexas, como uma nevasca.

Por meio de nota, a BH Airport informou que o equipamento instalado em Confins é adequado para o terminal. “O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte opera com o ILS (Instrument Landing System) Categoria I na cabeceira da pista (16), por onde pousam e decolam mais de 90% das aeronaves, em razão do regime de ventos e das condições meteorológicas da região. Importante esclarecer que as demais categorias de ILS (II e III) se justificam naqueles aeroportos em que os impactos operacionais são frequentes, ocorrendo em grande parte do ano, o que não é o caso deste Aeroporto”, disse a empresa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)