(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Universitária é indiciada por injúria racial contra funcionária de universidade em Passos

Estudante chamou uma empregada do setor de limpeza na UEMG de macaca. Acusada pode pegar até três anos de prisão e ainda ter de arcar com uma multa


postado em 07/01/2016 18:15 / atualizado em 07/01/2016 23:23

A Polícia Civil finalizou o inquérito e indiciou, nesta quarta-feira, uma aluna envolvida em ocorrência de injúria racial registrada no câmpus da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), em Passos, no Sul de Minas Gerais. O caso aconteceu em outubro do ano passado, quando, ao lado de outras duas estudantes, ela teria chamado de "macaca" uma funcionária do setor de limpeza.

O inquérito agora segue para a apreciação do Ministério Público (MP) que poderá oferecer denúncia. As três alunas envolvidas são do curso de administração e a ofensa teria ocorrido quando três funcionárias de uma empresa terceirizada limpavam um corredor da universidade na hora do intervalo das aulas.

As ofendidas disseram que as três estudantes teriam proferido palavras racistas. Porém, ao longo do inquérito, duas delas foram inocentadas porque teriam apenas reclamado da situação com frases como "isso não é hora de lavar o corredor". Somente a que foi indiciada teria usado o termo "macaca" contra uma das vítimas.

Punição

Alunos se colocaram ao lado das funcionárias e dias após o ocorrido mais de 200 estudantes fizeram um protesto nas ruas da cidade. De acordo com o delegado Marcos Pimenta, que cuidou do caso, se condenada, a estudante pode pegar até 3 anos de prisão e ainda ter de arcar com uma multa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)