(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Reis do Camarote' são presos pela Polícia Civil por desvios de cargas no Norte de Minas

Após 18 meses de investigações, e diante da coleta de provas, a ação policial terminou com o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e na apreensão de veículos


postado em 10/12/2015 16:15 / atualizado em 10/12/2015 16:48

Ver galeria . 6 Fotos Polícia Civil/Divulgação
(foto: Polícia Civil/Divulgação )
Foram apresentados na tarde desta quarta-feira, em Belo Horizonte, oito pessoas suspeitas de desvio de cargas de grãos no Terminal Integrador (TI) de Pirapora, Região Norte de Minas Gerais, gerenciado por uma empresa de logística especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais. De acordo com a Polícia Civil, a "Operação Porto Seco" foi realizada entre os dias 3 e 4 de dezembro e teve o objetivo de reprimir a ação dos criminosos. Ao todo, oito pessoas foram presas.

Após 18 meses de investigações, e diante da coleta de provas, a ação policial terminou com o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e na apreensão de uma caminhonete, marca Toyota Hillux, um automóvel, marca GM Cruze LTZ, um Fiat Uno e um cavalo trator, marca Volvo. Ainda foi decretado o afastamento do sigilo fiscal e financeiro dos integrantes da organização criminosa, bem como o sequestro de possíveis valores em contas bancárias.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa atuava obtendo notas fiscais falsas de grãos, através de um contador comparsa e em seguida aliciava caminhoneiros com carga para descarregar no Porto Seco de Pirapora. Funcionários da empresa vítima (porteiros, balanceiros, seguranças, entre outros), integrantes da quadrilha, permitiam a entrada da nota fiscal e a pesagem do caminhão sem a efetiva entrega da carga. Assim, o material era novamente vendido em empresas do ramo sediadas nas cidades de Uberlândia e Paracatu.

Além do desvio de cargas de grãos, o grupo é acusado de lavar o dinheiro do crime em atividades empresariais, eventos promocionais, shows musicais, aquisição de bens patrimoniais, entre outros.

Foram presos Edilene Anacleto Costa, 37 anos; Alessandro Sidney Costa, 40 anos; Fabio Soares da Costa, 30 anos; Jadmar Costa, 48 anos; Luciano Domingos da Silva, 45 anos; Kleber Vieira Lacerda, 37 anos; Ricardo da Conceição Costa, 36 anos e Roberto da Conceição Costa, 27 anos. Ainda estão foragidos Alexander Giovanni Vieira e Antonio Alves da Silva.

A operação foi denominada de "Reis do Camarote", já que os líderes do esquema, agora presos, eram assim reconhecidos na cidade e região em virtude dos eventos que realizavam no intuito de promover a lavagem de capital. A operação contou com a participação de 13 policiais civis e cinco viaturas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)