(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura inaugura novas UPas Leste e Odilon Behrens

Unidades já receberam pacientes nesta quinta-feira. Expectativa é de que a UPA Odilon Behrens receba até 400 atendimentos diários


postado em 10/12/2015 13:57 / atualizado em 10/12/2015 14:04

(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou duas novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) nesta quinta-feira: a unidade Odilon Behrens, que fica na Rua Doutor João Carvalhais de Paiva, Bairro São Cristóvão, Região Noroeste da capital, e a nova sede da UPA Leste, instalada na Rua Caravelas, 31, no Bairro Vera Cruz.  As duas UPAs contam com sala de apoio administrativo para gerência, salas de classificação de risco com visão direta para a espera externa e sistema de chamada de urgência nos banheiros.

A nova sede da UPA Leste, que recebeu investimento de R$ 6,9 milhões, tem uma área construída de mais de 2 mil metros quadrados. Em seus dois andares, estão instalados nove consultórios médicos, sala de farmácia, sala de coleta para exames, sala de enfermagem e duas salas de espera internas.

A equipe médica é composta por cinco clínicos, dois pediatras, um cirurgião, um ortopedista, 13 técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois bioquímicos e três técnicos de laboratório, além de funcionários nos setores administrativo, de limpeza e segurança.

A unidade também conta com raio-X com imagem digital, espaço exclusivo para medicação de pacientes, ala de inalação pediátrica e banheiro exclusivo para acompanhantes. A sala de emergência tem capacidade de atendimento simultâneo para até quatro pacientes graves. A unidade oferece também dois leitos de isolamento de contato e respiratório.

A unidade também possui sistema individual, nos leitos, para chamar a enfermagem. O fluxo de atendimento na nova unidade será feito de forma separada, com entrada exclusiva de emergência para pacientes em situação de risco de vida.

(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)

ODILON BEHRENS Segundo a prefeitura, Região Noroeste era a única que não contava com uma UPA. Os atendimentos de urgência e emergência eram prestados pelo Pronto Atendimento do Hospital Odilon Behrens (HOB). A nova unidade tem quatro andares, e foram investidos R$ 11,4 milhões. A expectativa é de que a unidade realize 400 atendimentos diários, em média. A equipe é formada por oito clínicos, dois ortopedistas, um cirurgião, quatro enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, quatro técnicos de laboratório e dois bioquímicos, além de funcionários das áreas administrativas, de limpeza e segurança.

A estrutura conta com oito consultórios, 20 leitos de semi-internação, dois leitos de isolamento de contato e respiratório, sala de emergência, apoio diagnóstico com sistema de raio-x digital e amplo estacionamento coberto. A unidade oferece acesso exclusivo de emergência para pacientes em situação de risco de morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)