
O ministro chegou à escola por volta das 12h45. Ele se encontrou com o prefeito de Mariana, Duarte Junior, que almoçava com crianças em uma mesa. Os dois conversaram por alguns minutos com estudantes e, em seguida, Patrus anunciou as medidas.
A primeira delas é para a reconstrução das cidades destruídas pela avalanche. "Já tomamos algumas medidas concretas. Eu assinei uma portaria autorizando os municípios que tenham máquinas do PAC Maquinas a colocar a disposição dos municípios, famílias e comunidades atingidas pela tragédia. Essas máquinas são usadas para obras dos assentamentos, estradas vicinais. Então estamos autorizando as prefeituras, agora, a utilizarem esses equipamentos no apoio a famílias e comunidades atingidas", afirmou.
Agricultores familiares também terão a dívida perdoada. "Vamos, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, cadastrar as famílias atingidas e o levantamento de agricultores e agricultores familiares que receberam o Pronaf para que possamos levar a eles o nosso programa de seguro no sentido de que eles tenham a sua dívida perdoada na medida em que as casas tenham sido completamente atingidas por essa tragédia", disse.
