(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros usam enxadas e tratores para chegar a casas atingidas em Minas


07/11/2015 13:10 - atualizado 10/11/2015 11:41
432

Tratores foram usados para abrir caminho pela lama que tomou Bento Rodrigues
Tratores foram usados para abrir caminho pela lama que tomou Bento Rodrigues (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O endurecimento da lama facilita o trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG). Quarenta homens da corporação trabalham hoje, com enxadas e tratores, abrindo caminho até as residências atingidas pelo rompimento de duas barragens em busca de possíveis vítimas. Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos após o rompimento das barragens da mineradora Samarco, na quinta-feira.

O Corpo de Bombeiros confirmou que uma pessoa morreu e 23 estão desaparecidas, sendo 13 trabalhadores da mineradora e dez moradores da região.

Para o trabalho de buscas, o distrito de Bento Gonçalves foi mapeado com a ajuda de geólogos e moradores. Os bombeiros usam drones para auxiliar o trabalho. Por rádio, os militares informaram que nesta manhã encontraram diversas vacas e cachorros atolados na lama e fizeram o resgate de três cães.

Temos relatos de pessoas que viram outra sendo levada pelo fluxo de terra. Outro sabia que tal pessoa estava em tal local, em tal máquina, e a máquina foi soterrada, então essa pessoa está desaparecida. A gente trabalha com esses relatos", disse o tenente do Corpo de Bombeiros André Vitti, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Diante do cenário de destruição, o tenente afirmou que o alcance da tragédia teria sido ainda maior caso moradores de Bento Gonçalves não tivessem conseguido deixar a região assim que souberam do rompimento das barragens.

“Houve informações para as pessoas de que a barragem tinha se rompido, então muitas conseguiram deixar o local. Com certeza, se não tivesse tido essa informação, teríamos centenas de desaparecidos porque a cidade de Bento Rodrigues foi completamente devastada”, contou.

Pelo menos 128 residências foram atingidas em Bento Rodrigues, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Ontem (6), o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que as famílias que perderam suas casas em consequência do rompimento das barragens da mineradora Samarco vão deixar o ginásio onde estão abrigadas e serão levadas para hotéis da cidade e de municípios vizinhos. Segundo Duarte, os diretores da empresa se disponibilizaram a pagar a locação dos imóveis para essas famílias.

As barragens de Fundão e Santarém, da Samarco, se romperam na tarde dessa quinta-feira (6), inundando a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)