(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atividades de lazer e esporte encerram a Semana Nacional do Trânsito no Parque Serra do Curral

Medição de pressão arterial, orientações sobre saúde e até piquenique marcaram o encontro deste domingo, que serviu também para ampliar as discussões sobre mobilidade urbana


postado em 27/09/2015 13:21 / atualizado em 27/09/2015 16:23

Ver galeria . 7 Fotos Atividades de lazer e esporte encerram Semana Nacional do Trânsito no Parque Serra do CurralMarta Amélia Santos/Parque Serra do Curral/Divulgação
Atividades de lazer e esporte encerram Semana Nacional do Trânsito no Parque Serra do Curral (foto: Marta Amélia Santos/Parque Serra do Curral/Divulgação )

Longe do ar-condicionado das salas de centros de convenções, pessoas envolvidas com o debate sobre mobilidade urbana em Belo Horizonte aproveitaram a manhã deste domingo para discutir o tema ao ar livre. E com uma programação de lazer e exercícios físicos no Parque da Serra do Curral, na Região Centro-Sul, fecharam as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que em BH contou com a campanha Mobilidade Urbana Ativa – Recicle sua vida! O evento começou às 9h com medição de pressão arterial e orientações sobre saúde, caminhada de uma hora nas trilhas do parque, passeio ciclístico pelas ruas do Bairro Mangabeiras e aula de ioga com mais de 50 participantes. Entre 11h e 13h, os participantes juntaram seus lanches e toalhas forradas sobre a grama e fizeram um piquenique, aproveitando o momento para compartilhar experiências e discutir sobre os avanços e desafios relacionados a transporte e trânsito em Belo Horizonte.

Passeio ciclístico pelas ruas do Bairro Mangabeiras atraiu muitos participantes(foto: Marta Amélia Santos/Parque Serra do Curral/Divulgação)
Passeio ciclístico pelas ruas do Bairro Mangabeiras atraiu muitos participantes (foto: Marta Amélia Santos/Parque Serra do Curral/Divulgação)

ANIVERSÁRIO O evento sobre mobilidade marcou ainda o mês de aniversário do Parque da Serra do Curral, que neste mês completa três anos. De acordo com a gerente do parque, Marta Amélia Santos, a demarcação da área de preservação mostra os efeitos positivos, especialmente nesta época do ano em que é o fogo é comum na vegetação. “Com monitoramento 24 horas e pessoas circulando pelas trilhas, os focos de incêndio diminuíram muito”, conta a gerente. O parque serve como proteção para a Serra do Curral, tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua grande riqueza natural e paisagística tem atraído e encantado, cada vez mais, a população e estrangeiros, que buscam o local para piqueniques, confraternizações e prática de atividades físicas.

TRILHA Para quem gosta de aventura e uma boa caminhada, o parque oferece uma trilha monitorada que percorre toda a crista da Serra, chamada de Travessia da Serra. Por apresentar nível significativo de dificuldade, o passeio apresenta normas específicas de funcionamento e exige esforço físico e cuidado do visitante. O passeio é muito procurado e conta com agendamentos semanais, pelo telefone (31) 3277-8120. A atividade é gratuita e permitida para maiores de 14 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)