(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Leilão de cães da Polícia Militar é suspenso

Segundo a polícia, suspensão foi feito após pedidos de entidades de proteção aos animais, sugerindo que o edital desse mais garantias aos cães


postado em 10/09/2015 12:44 / atualizado em 10/09/2015 18:27

(foto: Zenio Souza/PM Divulgação)
(foto: Zenio Souza/PM Divulgação)
A equipe de Rondas Ostensivas com Cães (Rocca) da Polícia Militar, suspendeu o leilão de 11 cães da raça labrador, que seria realizado no canil da corporação na manhã desta quinta-feira. A suspensão foi motivada por pedidos de entidades protetoras dos animais.

Segundo o major Cinério Gomes, comandante da Rocca, os grupos entraram em contato com a polícia para que fossem acrescentados alguns itens ao edital para garantir a segurança e acolhimento dos animais. Em uma primeira análise, a assessoria jurídica da PM informou que as solicitações eram viáveis mas, como não estavam no edital antigo, um novo documento terá que ser elaborado.

Uma das medidas solicitadas pelas entidades é de que os policiais façam visitas semestrais aos cães para saber se eles estão sendo bem cuidados nos novos lares. O major concorda com a iniciativa. “Precisamos ter essa responsabilidade social, outras formas de controle. Nós vamos avaliar, olhar direitinho para a gente propor e aprimorar o processo. A participação da sociedade é importante”, diz o comandante da Rocca.

Os cães que seriam leiloados são das raças labrador belga, alemão e holandês. De acordo com a corporação, os animais estão em perfeita saúde, porém não apresentaram aptidão para o trabalho policial. Ainda de acordo com o major Gomes, além da elaboração do novo edital, a saúde dos cães terá que ser reavaliada antes da abertura do leilão. Assim, ainda não há previsão para a retomada do processo.

O deputado Noraldino Junior, Presidente da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) também fez um pedido para a suspensão do leilão. De acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar, ele solicitou que ao invés do leilão, os animais fossem doados mediante assinatura de termo de comprometimento para o que chamamos de "posse responsável".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)