(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igam prorroga por mais 60 dias restrição de captação de água no Sistema Paraopeba


postado em 05/08/2015 14:15 / atualizado em 05/08/2015 14:18

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) prorrogou por mais 60 dias a restrição de uso para captações de água nos reservatórios Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, que compõem o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira.

Segundo a portaria do Igam, a decisão considerou, entre outras coisas, uma nota técnica referente ao monitoramento dos reservatórios recomendando a restrição. Os 60 dias serão contados a partir de 9 de agosto.

Não é a primeira vez que o Igam adota essa medida. Em abril, o instituto anunciou a prorrogação da restrição para captação de água no Rio Paraopeba. No mês seguinte, a ação se repetiu.

Segundo a última medição da Copasa, realizada nesta quarta-feira, o Sistema Paraopeba está com 31,9% da capacidade, o Rio Manso, 42,8%, Serra Azul, 13,3%, e Vargem das Flores, 32,3%.

Apesar do nível crítico dos reservatórios, Copasa suspendeu temporariamente, pelo menos até 12 de agosto, os estudos para aplicação de tarifas de contingência ao consumidor da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a chamada sobretaxa. A empresa, porém, não descarta a possibilidade de racionar água a partir deste mês.

Aguarde mais informações


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)