(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funed descarta febre maculosa em morador de Lavras que morreu após pescaria

De acordo com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a febre amarela, hantavirose, leptospirose, leishmaniose e hepatites virais, também foram descartadas


postado em 24/06/2015 18:03

O resultado do exame de sangue feito em Richardson Santos Pereira, que morreu em 14 de junho deste ano em Lavras, na Região Sul de Minas Gerais, deu negativo para febre maculosa. De acordo com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a febre amarela, hantavirose, leptospirose, leishmaniose e hepatites virais, também foram descartadas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda investiga a causa da morte do homem.

O homem de 26 anos começou a se sentir mal depois de voltar de uma pescaria no Rio Capivari, na divisa de Lavras com Itumirim – local com grande incidência de capivaras. Após desmaios e convulsões, foi internado na Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA), onde permaneceu de durante três dias em observação, com febre. No dia 8 de junho, ele foi transferido para a Santa Casa com quadro de confusão mental, dificuldades respiratórias e sangramento na boca. Depois de novas convulsões, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Os exames de sangue do paciente foram enviados a Funed que descartou a doença. Outra três pessoas que estiveram com Richardson na pescaria seguem sendo monitorados. Um deles, Otávio José Junqueira, apresentou dor de cabeça e vômito. Ele passou por exames que também deram negativo para febre maculosa.

Depois que a suspeita da doença foi levantada, a Prefeitura de Lavras começou a mapear a região do Rio Capivari para alertar a comunidade ribeirinha. Um levantamento foi feito com animais da região, como cachorros, cavalos e vacas. Em julho, agentes de endemias vão coletar o carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, nas proximidades do manancial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)