(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inverno será com temperaturas abaixo da média em quatro regiões de Minas Gerais

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), essa situação vai acontecer no Triângulo Mineiro, Oeste, Noroeste e Norte


postado em 22/06/2015 18:39 / atualizado em 22/06/2015 18:50

A temperatura na Região Metropolitana de Belo Horizonte deve ficar entre 10ºC e 30ºC(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
A temperatura na Região Metropolitana de Belo Horizonte deve ficar entre 10ºC e 30ºC (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

Os mineiros podem se preparar para retirar os agasalhos do armário. O inverno chegou no último domingo já provocando quedas na temperatura. A previsão é que os termômetros marquem valores abaixo da média em algumas regiões. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), essa situação vai acontecer no Triângulo Mineiro, Oeste, Noroeste e Norte. A Região Metropolitana de Belo Horizonte deve ter chuvas esporádicas, com temperaturas variando entre 10ºC e 30ºC. Alerta para a baixa umidade do ar que pode ficar abaixo dos 20%.

O inverno começou com a chegada de uma massa de ar polar que se deslocou do Sul rumo ao Sudeste do país. Por causa disso, as temperaturas caíram. De acordo com a Cemig, a expectativa é que se mantenha as condições do fenômeno El Niño durante a estação.

O frio mais intenso será na Região Sul de Mians Gerais. Segundo a Cemig, os termômetros vão variar entre 7 ºC e 26ºC até setembro deste ano. A mínima na região Oeste, segunda mais gelada, deve ser de 9ºC, seguida das regiões Leste, Noroeste, Norte e Central, com 12ºC, e Triângulo e Jequitinhonha, com 13ºC.

A preocupação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além da baixa temperatura, é com o tempo seco. A umidade deve ficar abaixo de 20%, considerado estado de alerta pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesta situação, os moradores devem tomar bastante líquidos e evitar atividades ao ar livre quando o sol estiver no período mais quente. Também é preciso ter cuidado com os incêndios que aumentam consideravelmente neste período.

Chuva

Mesmo com a baixa umidade, os municípios da região metropolitana de BH podem ter chuvas esporádicas no inverno. No Triângulo Mineiro, Oeste, Norte e Noroeste, a previsão é de precipitações ligeiramente acima da média. Já nas regiões mais próximas do litoral, como as regiões Sul, Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri e Leste as chuvas serão dentro da média para o período.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)