(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes e reitoria da Ufop não entram em acordo e ocupação é mantida

Expectativa é de que até a próxima segunda-feira uma nova pauta seja apresentada e o espaço comece a ser desocupado


postado em 12/06/2015 17:59 / atualizado em 12/06/2015 19:23

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)

A ocupação da reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) deve continuar pelo menos até a próxima segunda-feira. Nesta sexta, o reitor da instituição e outros representantes se reuniram com o grupo de alunos, apresentaram a planilha de verbas e orçamentos, responderam dúvidas sobre a distribuição e execução de recursos, mas não houve acordo. Segundo a equipe de comunicação do movimento, apesar dos esclarecimentos, faltou uma proposta que fosse em conformidade com os ideais do grupo.

“Eles confirmaram o corte (feito pelo governo federal na área da educação), mas como solução só sugeriram a transferência de certos setores para outros. Achamos que dessa forma pode haver retirada de parte dos pagamentos dos terceirizados”, informou a assessoria de imprensa do movimento. Como os estudantes não apresentaram uma contraproposta, eles devem se reunir em assembleia por volta das 22h desta sexta-feira para definir uma nova pauta.

Durante a reunião, o reitor da universidade alertou o grupo de que a continuidade da ocupação trará prejuízos relevantes para a instituição, já que no local funcionam a reitoria, a chefia de gabinete, a pró-reitoria de planejamento e desenvolvimento (órgão responsável pela programação do pagamento de bolsas dos estudantes, além de serviços terceirizados e gerenciamento do atendimento financeiro de obras), o Núcleo de Inovação Tecnológica, secretarias e conselhos importantes para o funcionamento da universidade.

O movimento de ocupação acontece por causa do corte do governo federal na área da educação. São R$ 9,4 bilhões em cortes e os alunos afirmam já sentir as consequências tanto na Ufop quanto em outras regiões do Brasil. Além disso, os universitários são contra o Projeto de Lei (PL) das privatizações. Entre as pautas locais do movimento estão a auditoria financeira das contas da Ufop, criação de uma comissão para revisão de uma resolução sobre a regulamentação de eventos nos campi, contra os cortes na assistência estudantil, nas bolsas de pesquisa, extensão e monitoria, e aumento das bolsas permanência.

A expectativa para o próximos dias, tanto dos estudantes quanto da reitoria, é de que na próxima segunda-feira as partes entrem em acordo e a ocupação seja desfeita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)