(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes ocupam a reitoria da Ufop

Alunos protestam contra cortes do governo federal na área da educação


postado em 11/06/2015 10:00 / atualizado em 11/06/2015 13:01

(foto: Ocupaufop/Divulgação)
(foto: Ocupaufop/Divulgação)

Um grupo de alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na Região Central de Minas, ocupam a reitoria da instituição desde a última terça-feira. Eles protestam contra os cortes de verbas destinadas à educação pelo governo federal.

A ocupação da reitoria foi decidida depois da assembleia geral dos estudantes, no dia 9. “O movimento de ocupação acontece por causa do corte do governo federal na área da educação. São 9,4 bilhões de reais em cortes e já sentimos as consequências deste corte tanto na Ufop quanto em outras regiões do Brasil”, explicam os manifestantes em uma carta-aberta divulgada na página do movimento "#Ocupaufop" no Facebook. “Além disso, nos colocamos contra o Projeto de Lei (PL) das privatizações por esse PL precarizar as condições de trabalho. Bem como somos contrários a retirada de direitos de trabalhadores”.

Ainda de acordo com a página do grupo, entre as pautas locais do movimento estão a auditoria financeira das contas da Ufop, criação de uma comissão para revisão de uma resolução sobre a regulamentação de eventos nos campi, contra os cortes na assistência estudantil, nas bolsas de pesquisa, extensão e monitoria, e aumento das bolsas permanência.

Por meio de nota divulgada em seu site, a universidade informou que está aberta ao diálogo, citando o movimento de ocupação da reitoria, a greve dos servidores técnico-administrativos em educação e suspensões semanais de atividades docentes. Conforme a Ufop, há uma comissão para negociar a desocupação da reitoria. “Conclamamos a todos que tenham tranquilidade em seus procedimentos evitando confrontos, prezando em primeira instância pelo diálogo e pela preservação do patrimônio público”, ressalta o documento.

Conforme um dos estudantes da ocupação, cerca de 70 pessoas estão no local. Pela manhã, um grupo de alunos participou de uma reunião com pró-reitores, mas ainda não há informações sobre o resultado do encontro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)