(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como foi o Dia D de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte

O término da vacinação será no dia 22. Na campanha do ano passado, 88,6% do púbico-alvo foi vacinado, número acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%


postado em 10/05/2015 06:00 / atualizado em 10/05/2015 07:55

Joaquim Boa Ventura, de 77 anos, compareceu ao posto para receber a sua dose(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Joaquim Boa Ventura, de 77 anos, compareceu ao posto para receber a sua dose (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Diferentemente do calendário da maioria das cidades do país, ontem foi o Dia D de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Belo Horizonte. O evento foi realizado no Centro de Referência da Pessoa Idosa, no Bairro Caiçara, e contou com programação cultural e ações em saúde. A campanha teve início no dia 4, com foco nas gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias e os acamados. Agora, os 147 centros de saúde passam a vacinar também a população idosa (a partir dos 60 anos), crianças de 6 meses até 5 anos, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O término da vacinação será no dia 22.

De acordo com Fabiano Pimenta, secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, a gripe e as doenças respiratórias ocorrem o ano inteiro, mas existe um pico nos meses mais frios, quando as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados. Questionado se a estratégia de adiar por cinco dias a imunização de todo o público-alvo não teria criado condições para aumentar o número de enfermos, visto que na última semana a capital e o interior registraram temperaturas abaixo da média histórica, o secretário minimizou essa possibilidade. Fabiano Pimenta explicou que os meses críticos são junho e agosto, quando é mais importante as pessoas estarem vacinadas, e que é por isso que a campanha ocorre em maio.

A dona de casa Lucy Ribeiro de Figueiredo, de 74 anos, foi uma das primeiras pessoas a receber a vacina ontem pela manhã, exibindo, com orgulho, seu cartão de vacinação cheio de registros. “Como tenho sinusite, procuro me vacinar sempre. Desde então, o máximo que tive foi um resfriado”, disse Lucy. A aposentada Joaquina de Oliveira, de 90, também conta que a vacina a tem livrado da gripe, acrescentando uma dica de saúde: “Muito chá!”.

EFICÁCIA Na campanha do ano passado, 88,6% do púbico-alvo foi vacinado, número acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. A expectativa para este ano é superar o bom resultado de 2014. No ano de 2009, o número de internações por gripe e pneumonia na capital foi de 7.410. Já em 2014, esse número caiu para 5.015 internações. Na capital, a previsão é de que 590 mil pessoas sejam imunizadas. A vacina é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e influenza B).

SABARÁ A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) abriu a campanha em Sabará, na região metropolitana. “Para nós, é fundamental convencer as pessoas a irem às unidades de saúde para tomar a vacina. Os números demonstram como a imunização é capaz de diminuir os casos graves e óbitos por gripe. E o Dia D de vacinação é um momento em que mobilizamos a sociedade e os trabalhadores da saúde para apoiarem a campanha. Já foram disponibilizadas a todos os municípios mineiros 70% das vacinas, o que representa mais de 3,3 milhões de doses”, afirmou o secretário, Fausto Pereira do Santos.

Para saber mais sobre a doença e a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2015, acesse www.saude.mg.gov.br/gripe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)